A Anvisa e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) irão selecionar pesquisadores interessados em apresentarem propostas para a realização do Censo Nacional dos Trabalhadores de Vigilância Sanitária. A chamada foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (18).
A população do censo inclui todos os trabalhadores do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), nos níveis federal, estadual e municipal. Segundo o diretor da Coordenação e Articulação do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (DSNVS) da Anvisa, Jaime Oliveira, os resultados irão subsidiar a formulação de políticas para o desenvolvimento de recursos humanos do sistema. A ideia é conhecer os processos de trabalho dos profissionais, inclusive laboratórios de saúde pública que realizam atividades de vigilância sanitária.
Para a chefe do Núcleo de Educação, Pesquisa e Desenvolvimento da Anvisa (Nepec), Daniella Guimarães, o Censo Visa é um desafio essencial para subsidiar a formulação de políticas e o fortalecimento do SNVS, bem como para comparar os dados com o Censo anterior. O último Censo dos Trabalhadores em Vigilância Sanitária foi realizado em 2004.
A proposta aprovada será financiada no valor global estimado de R$ 2 milhões. As inscrições para a seleção podem ser feitas até o dia 4 de novembro de 2013. A divulgação dos resultados está prevista para o dia 25 de novembro de 2013 e o início da contratação a partir de 2 de dezembro. Mais sobre a chamada pode ser visto no site do CNPq.