A Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) lançou um aplicativo para dispositivos móveis que vai permitir a mulheres e médicos o controle e o acompanhamento da realização de medidas preventivas de saúde de forma personalizada. O LifeRank é uma plataforma de autocuidado assistido com foco na prevenção de doenças crônicas.
O programa foi desenvolvido em parceria com a LifeRank – banco de dados gratuito para o armazenamento de exames médicos – e está disponível no Google Play e na Apple Store. O objetivo é orientar as usuárias cadastradas sobre os procedimentos preventivos recomendados para cada faixa etária.
Através do envio de alertas, o aplicativo indica o momento exato para que cada mulher faça exames, consultas e vacinas, conforme o perfil. O aplicativo permite ainda o armazenamento e organização dos resultados dos exames, além da confirmação do que está sendo realizado. O controle e monitoramento são personalizados de acordo com idade e hábitos de cada mulher, e se aperfeiçoam conforme crescem as informações inseridas no sistema.
Os médicos e clínicas terão acesso aos dados das pacientes e poderão acompanhar mais de perto se elas estão mesmo se cuidando, além de fornecer informações adicionais ao sistema. Com isso, a SBM pretende iniciar um programa nacional inédito de rastreamento mamográfico, já que a entidade terá acesso às estatísticas das usuárias e poderá se comunicar diretamente com elas.
O mastologista João Henrique Penna, presidente da Regional Minas Gerais da Sociedade Brasileira de Mastologia e um dos idealizadores da tecnologia, diz que o objetivo é difundir e reforçar a prevenção do câncer de mama e ajudar a reduzir os índices de mortalidade no Brasil.