O Centro de Educação e Pesquisa Professor Adib Jatene (CEPPAJ), administrado pelas Obras Sociais Irmã Dulce, em Salvador, completa uma década de atividades este ano. Intalado nas dependências do Hospital Santo Antônio e consolidado como centro de excelência em atividades de ensino e investigação na área médica, a unidade já formou 664 residentes desde 1998 (115 no ano passado), em 13 programas reconhecidos pelo Ministério da Educação.
Em 2008, duas novas especialidades estão credenciadas junto ao MEC: Infectologia Pediátrica e Neurologia Pediátrica.
Adib Jatene, ex-ministro da Saúde e que dá nome ao centro será homenageado e fará palestra durante a programação de aniversário e das comemorações da Semana de Irmã Dulce, realizada em março. Além das residências, todas elas de qualidade e reconhecimento assegurados pelas entidades normativas, o CEPPAJ coordena atividades de internato em Medicina, Fisioterapia, Enfermagem e Psicologia.
Desde sua fundação, em 1998, já passaram pelo centro 1.893 internos (285 em 2007). Tanto os internatos quanto o ensino de Enfermagem – que abriu campo de estágio curricular para 628 alunos no ano passado – são mantidos através de convênios com diversas faculdades, como a Ufba, Uneb, Ucsal e FTC.
O empenho da instituição em se tornar um centro de excelência na área científica é reflexo da ação de Irmã Dulce, que sempre se pautou pela busca da qualidade e do aprimoramento constante no atendimento aos pobres.