Em sessão durante o RSNA, o vice-presidente de Radiologia do Hospital Geral de Massachusetts, em Boston, Keith J. Dreyer, defendeu a adoção de TI na área de diagnósticos como uma ferramenta fundamental para o compartilhamento de imagens, a necessidade de padronização dos laudos e a comunicação e gestão de informações entre profissionais e instituições da área.
“No ano passado, o presidente Obama veio ao evento e disse: ?Nós vamos informatizar a saúde”. Em radiologia, estamos no caminho. O desafio é inspirar as pessoas a se comprometer com esta meta”,analisa.
A principal fonte de inspiração é financeira. Quem participa hoje do projeto de informatização da saúde, com deadline previsto para 2014, pode receber até US$ 44 mil de reembolso dos sistemas Medicare e Medicaid. Este valor cai com o passar do tempo e, a partir de 2015, quem não se adequar será multado.
Os radiologistas também discutirão a”utilização relevante” da TI, que deve melhorar a qualidade, aumentar a segurança do paciente, reduzir custos e comprovadamente contribuir para resultados mais precisos e significativos.
Dreyer aponta a gestão e armazenamento de imagens como um dos maiores problemas da radiologia. “Temos pilhas de CDs, então, temos pensado em implementar sistemas de cruzamento de imagens. Com o compartilhamento destas imagens, vamos passar de armazenar todos estes CDs para gerenciá-los, até conseguirmos eliminar seu uso por completo, que é o objetivo final”, explica.
“O compartilhamento digital de imagens é possível e nós só precisamos fazer o governo federal perceber que podemos e seremos muito mais estruturados do que somos agora”, finaliza.
Você tem Twitter? Então, siga http://twitter.com/SB_Web e fique por dentro das principais notícias do setor.