Essa não é minha última matéria de 2014, mas pensei em fechar o ano com algumas inspirações para se criar uma empresa de sucesso, e começar 2015 com o pé direito. Além disso, recentemente passamos por uma fusão que nos trouxe novos desafios, tais como a integração de times, culturas, expectativas, missões etc.
Além de um grande propósito, toda empresa persegue o sucesso financeiro, que não é nada fácil. Essa dificuldade aumenta mais ainda quando temos uma cultura empresarial fraca, com pessoas infelizes, times desunidos e sem estímulo para prosperar.
Com a fusão passamos a gerir um novo time, maior, que não conhecemos muito bem ainda. Um dos grandes desafios em um caso como esse é despertar a união, firmar uma cultura empresarial única e colocar todos no mesmo caminho, o de construir uma empresa de sucesso, de propósitos claros e alto impacto.
Já parou pra pensar como as vezes a timeline do facebook é como um oráculo? Que lhe apresenta um conteúdo relevante na hora que mais precisa?
Estava buscando inspiração para escrever e encontrei uma matéria curtida por um grande amigo nosso, o Allan Riffert.
A VentureBeat publicou em novembro uma matéria muito boa: How the CEOs of AirBnB & Pinterest taught Stanford students to build billion-dollar teams (in 7 quotes). Tradução: Como os CEOs do AirBnB e Pinterest ensinaram estudantes de Stanford a construir times de bilhões de dólares (em 7 citações).
Juntos, AirBnB e Pinterest valem mais de US$ 18 bilhões de dólares. Se assim como eu você também acha que vale a pena escutar o que os dois tem a dizer, assista ao vídeo e comentários abaixo.
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=RfWgVWGEuGE[/youtube]
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=H8Dl8rZ6qwE[/youtube]
“Não detone a cultura”
Já falamos diversas vezes sobre cultura empresarial, uma das últimas foi a minha matéria sobre como o Google enfrenta seus problemas no trabalho.
A citação acima partiu na verdade de Peter Thiel, depois de investir no AirBnB (US$ 150 milhões de dólares). Quando Brian Chesky (CEO do AirBnB) perguntou que conselho Thiel poderia dar, ele respondeu “Não detone a cultura”.
Você já deve estar convencido de que cultura é fundamental em toda empresa de sucesso, mas porque ela é tão importante?
Veja a importancia de uma boa cultura empresarial, por Brian Chesky:
“Quanto mais forte a cultura, de menos processos corporativos a empresa precisa. Quando a cultura é forte, você pode confiar que todos irão fazer a coisa certa. As pessoas podem ser independentes e autônomas. Elas podem ser empreendedoras. E se tivermos uma empresa com espírito empreendedor, nós seremos capazes de ir além. Já notou como famílias e tribos não precisam de muitos processos? Isso acontece pois há tanta confiança e cultura, que se sobrepõem a qualquer processo. Em organizações (ou até mesmo em uma sociedade) onde a cultura é fraca, você precisa de abundância de regras claras e pesada para estabelecer processos.”
Acreditamos muito em criar uma cultura forte, com propósitos, jóvem, responsável e eficiênte no Empreender Saúde. Algumas de nossas preocupações está em seguir os passos que escrevi em uma matéria em junho.
“As empresas que estão por ai há um longo período têm missões claras. Um senso claro de valores, e compartilham um jeito de fazer coisas únicas e realmente especiais.”
Qual a missão da sua empresa? Da sua startup? Se você não a sabe de cor e salteado, você tem um problema. A do Empreender Saúde é “fomentar e apoiar o empreendedorismo e a inovação em saúde no Brasil e no exterior”. Basta ler nosso conteúdo, conversar com qualquer um do time ou participar de nossos eventos, e você irá ver a paixão que temos pelo assunto, e por isso mesmo a empresa toda está alinhada com a missão. Queremos mudar o mundo!
É muito comum encontrarmos as palavras inovação e sustentabilidade na missão de diversas empresas, ou em seus valores ou visão. Mas o que isso realmente significa?
Sou bem cético em dizer que na maioria das vezes essas palavras são utilizadas pois estão na moda, e não refletem de fato o que a empresa pensa. Se a missão é frágil, a cultura com certeza será mais frágil ainda, e construir uma empresa de sucesso será difícil.
Faça um exercício:
Veja a missão e visão das maiores empresas do mundo e pare para pensar o quanto as empresas transparecem e perseguem suas missões.
“Toda pessoa deve contratar uma pessoa melhor que a anterior. Você está constantemente aumentando o nível.”
Quando era criança meu pai vivia me falando “Um verdadeiro líder é aquele que sabe ser liderado”. Sempre achei muito estranho, mas depois que comecei a empreender eu acho que entendi.
Nunca seremos bons em tudo, e para construir uma empresa de sucesso precisamos de pessoas ultra capazes. O que a frase me ensinou é que ter uma pessoa muito boa em determinada função – que seja uma fraqueza do líder, por exemplo – é confiar que o trabalho será feito e entregue com maestria, ou seja, nesse quesito você estará sendo liderado por outra pessoa, mesmo sendo CEO, CMO, CCO, CSO ou qualquer outro cargo alto.
Um traço comum a grandes líderes é colocar as pessoas certas nos lugares certos. Guy Kawasaki sempre fala o que aprendeu com Steve Jobs, e uma das lições foi: “Jogadores A contratam jogadores A+”.
“Sempre cultivei o hábito de conversar com pessoas de nível global e perguntar a elas: Quais são os traços que você procura?”
Sibermann, CEO do Pinterest, diz que é importante ter uma estratégia de contratação logo no início da empresa. É comum fundadores descobrirem o que precisam para uma função durante o processo de contratação. Ao contrário, devemos encontrar as melhores pessoas em um assunto em específico e escolher “seus cérebros”.
Sempre buscamos contratar pessoas diferenciadas e não apenas um curriculum bonito. Se quiser entender um pouco mais como pensamos na hora que caçar talentos, escrevi em junho uma matérias sobre como contratar pessoas para construir uma empresa de sucesso.
“Eu busquei pessoas que eram criativas, super curiosas – o que significa que eles tem todos esses interesses… Nós queremos alguém que realmente quer construir algo grande. E que não seja arrogante por isso. Que queira assumir um risco e construir algo maior que si mesmo.”
Sibermann afirma que encontrar pessoas com hobbies fascinantes é uma das maneiras de diversificar talentos. Inclusive, cita que o Google é famoso por buscar pessoas através de anúncios com problemas de matemática. Não que queiram pessoas boas em solucionar contas, mas que tenham a curiosidade de encontrar respostas.
É comum escutar candidatos falando que seus hobbies são “praticar esporte, ler livros, ir ao cinema etc”. Não que não sejam hobbies, ou pouco interessantes, mas são mais comuns. Hobbies podem ir muito além disso, por exemplo estudar arte, pintar, cozinhar, treinar xadrez, saltar de para-quedas, tocar em uma banda, fazer artesanato etc. Tente encontrar esses hobbies nas pessoas que entrevista.
“Eu não deixaria de dar importância em conhecer uma pessoa como ela é. Quais suas aspirações? Qual seu estilo de trabalho? Como gostam de ser reconhecidas? Conhecer esses traços só mostra que você se preocupa com eles individualmente, e coletivamente. Assim descobre quais são seus objetivos.”
Conhecer as pessoas que compõe sua equipe é fundamental para se construir uma empresa de sucesso, pois assim você saberá se essa pessoa está alinhada à missão da empresa e fará parte da cultura ou não.
Conclusão, não deixe de criar uma cultura forte. Dê atenção diária a esse ponto, até que todos do time compartilhem da mesma missão e valores. Ter uma cultura forte é o que torna uma marca especial, pois se todos estiverem alinhados, a cultura e os valores são transmitidos para o mercado.