Época de Copa do Mundo é natural as pessoas reunirem-se em frente à TV, seja em casa ou em um barzinho, para conferir os jogos. Essa reunião é motivo de festa e, consequentemente, eventos assim vêm sempre acompanhados de comidas e bebidas diversas. Para os cardiologistas aí está o perigo, já que os “acompanhamentos” dos jogos podem fazer muito mal à saúde.

Pizzas, sanduíches, doces, frituras e muita cerveja tradicionalmente fazem parte do cardápio dos brasileiros. “Uma combinação não só resultará em ganho de peso, como poderá comprometer inclusive a saúde do coração”, alerta o cardiologista do MadreCor, Dr. João Lucas O´Connell.

Como os jogos serão transmitidos às 11h e às 15h30, O´Connell recomenda que os torcedores se alimentem de modo saudável no café da manhã e no almoço, a fim de evitar o excesso de comidas calóricas, repletas de mau colesterol, sal, açúcar e gordura trans durante as partidas.

De acordo com o cardiologista, diversão faz muito bem ao coração. Entretanto, quando o entusiasmo se transforma em tensão, e esses episódios passam a ficar mais frequentes, o coração poderá dar sinais de que a saúde merece cuidados.

O cardiologista salienta ainda que os estressados têm mais chance de desenvolver a síndrome metabólica, que é uma reunião de disfunções que aumentam o risco de diabetes, cardiopatias e infarto.

Conselho

Durante os jogos, deve-se reduzir:

• Consumo de carne vermelha

• Pães

• Gorduras

• Açúcar e álcool.