Na quarta-feira 10, a Câmara Técnica de Oftalmologia do Conselho Federal de Medicina (CFM) organizou reunião com o Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde (SNT), para discutir medidas que no futuro poderão colaborar para a diminuição da fila de transplantes de córneas no país. Completam a Câmara Técnica representantes do Colégio Brasileiro de Oftalmologia (CBO), da Associação Pan-Americana de Bancos de Olhos (APABO) e da Sociedade Brasileira de Lentes de Contato, Córneas e Refratometria (SOBLEC).
O encontro foi realizado na sede da CFM, em Brasília. Como objetivo, a discussão pontuou a necessidade de sensibilizar os oftalmologistas em atividade no Brasil (hoje, são cerca de 5.500) e desenvolver uma melhor estrutura de trabalho.
O projeto será espelhado em modelos como o do Estado de São Paulo, que não possui fila de espera. O panorama indica que fora de grandes centros há dificuldades no processo – atualmente, existem 21 mil pessoas na fila de espera. A próxima reunião acontecerá em 6 de abril.
Você tem Twitter? Então, siga http://twitter.com/SB_Web e fique por dentro das principais notícias do setor.
Entidades discutem modelo para diminuir filas de transplantes de córneas
Reunião organizada na sede do CFM, em Brasília, se espelha no modelo paulista, que não possui fila de espera
Tags