O Centro Universitário FMABC anuncia parceria com a Wolters Kluwer para implantação do UpToDate® na instituição de ensino e em hospitais ligados à Fundação do ABC. A medida beneficiará mais de 4,6 mil usuários, incluindo estudantes de graduação dos 10 cursos da FMABC, além de docentes, pós-graduandos, residentes e profissionais da saúde ligados à instituição.

O UpToDate é uma solução de suporte à decisão clínica baseada em evidências, que permite aos usuários acesso a artigos e protocolos clínicos atualizados. Ajuda a ampliar o conhecimento dos estudantes e profissionais da área da saúde e a reduzir as chances de erros médicos e eventos adversos. A ferramenta é utilizada por mais de dois milhões de médicos e outros profissionais da saúde em mais de 190 países.

De acordo com Sonia Hix, pró-reitora adjunta de Graduação do Centro Universitário FMABC, a parceria com a Wolters Kluwer surgiu por meio de solicitações dos próprios estudantes que já tinham conhecimento dos bons resultados proporcionados pela plataforma.

“É uma reivindicação de longa data por parte dos estudantes, principalmente, do curso de medicina, que veem na ferramenta uma oportunidade de enriquecer ainda mais a aprendizagem. Além disso, o UpToDate é uma plataforma reconhecida internacionalmente, que conta com um conceituado corpo de revisores, baseado em evidências, em artigo científicos e em fontes confiáveis. Esses são os principais motivos pelos quais ele foi escolhido para a nossa instituição”, explica. 

Sonia ressalta ainda  a oferta de informações traduzidas é outro diferencial da plataforma. “A possibilidade de obter informações atualizadas e em português é um grande avanço em relação a outras fontes potenciais que os alunos possam consultar, mas que contém interpretações ou dados incorretos por tratarem-se de conteúdos em inglês”, comenta.

Para Sonia, o acesso a informações atualizadas e confiáveis é uma das necessidades relacionadas aos cursos de saúde. “A realidade de hoje é diferente do que pode ser daqui a um tempo, com novos estudos, novas percepções e novas informações. Nesse sentido, é necessário que as instituições estejam sempre inovando e oferecendo recursos que contribuam para que os agentes deste setor, seja o estudante, o docente ou o profissional, tenham acesso às informações mais confiáveis e atualizadas possíveis”, acrescenta. 

A pró-reitora explica que, mais do que beneficiar a instituição, a solução tem potencial para aprimorar a qualidade do cuidado também no serviço de saúde prestado à região. “Certamente o UpToDate irá auxiliar na melhoria do atendimento da própria população e dos pacientes, uma vez que, por meio da ferramenta, será possível reduzir o volume de tratamentos inadequados, efeitos adversos e, consequentemente, o tempo de internação e de atendimento ao paciente, gerando, sobretudo, melhor qualidade de vida para as pessoas atendidas”, finaliza.