Lançado pela Fundação IDI como uma divisão responsável por qualificar médicos radiologistas e profissionais que atuam na área, além de produzir pesquisas no segmento de diagnósticos por imagens, o IPmed (Instituto de Pesquisa e Ensino em Medicina Diagnóstica e Terapêutica) se voltará também para outras áreas. Com a mudança estratégica e novo nome ? Instituto de Pesquisa e Ensino em Radiologia, Medicina Diagnóstica e Terapêutica (IPrad) ? a ideia é obter autonomia para realizar cursos e pesquisas focados também em outras especialidades, e não somente no segmento de diagnóstico por imagem.
Nitamar Abdala, diretor presidente do instituto, diz que o campo de pesquisas e qualificação de profissionais de saúde é muito vasto, por isso a decisão de ampliar a atuação. Além de apoiar e incentivar pesquisas científicas, o IPrad oferece cursos nas áreas médica, técnica e enfermagem.
De acordo com Flávia Nogueira Falcone, gerente de ensino do IPrad, os cursos pretendem humanizar o aprendizado e colocar os alunos para utilizar os equipamentos. Ela diz que é preciso levar os alunos para a prática, promovendo formação a partir do próprio processo de trabalho.