O Grupo Fleury foi eleito a empresa mais hospitaleira do Brasil pela quinta vez consecutiva, segundo pesquisa Hospitalidade Empresarial, conduzida pelo Instituto Brasileiro de Hospitalidade Empresarial (IBHE). Em 2016, o levantamento contou com a participação de 210 empresas e 502 profissionais avaliadores de diferentes áreas e cargos dos setores da Indústria, Comércio e Serviços.
O estudo aponta as tendências desta cultura por meio das ações promovidas pelas instituições brasileiras, tanto com o público externo quanto com os seus colaboradores. A pesquisa acontece há oito anos, com destaque para o Fleury em todos os anos, mas esta é a 5ª edição da premiação, que tem o objetivo de homenagear as cinco empresas mais hospitaleiras do País, bem como os três profissionais mais hospitaleiros de 2016.
A percepção da hospitalidade se mede, de acordo com o público votante, pela atenção aos detalhes (26%), jeito ou fala no atendimento (25%), tom de voz (17%), entre outros fatores como a sensação que o cliente fica ao final da experiência. Para 98% dos entrevistados, o resultado da experiência é fator decisivo na hora de comprar ou não o produto ou serviço.
Fundado em 1926 pelo médico Gastão Fleury, a companhia, na época apenas um laboratório de análises clínicas – já nasceu com o DNA do acolhimento. De acordo com o diretor de Comunicação, Relações Institucionais e Relacionamento com Clientes do Grupo Fleury, William Malfatti, o doutor Gastão Fleury fazia questão de oferecer um café para seus clientes e de manter a proximidade com os médicos, promovendo discussões entre eles sobre os casos clínicos. “O nosso principal diferencial hoje, que é o serviço de assessoria médica, já existia desde o nascimento da companhia”, ressalta Malfatti.
O reconhecimento pelo IBHE reflete a valorização do ser humano presente em todas as políticas de desenvolvimento organizacional do Grupo. “O atendimento acolhedor é consequência do desenvolvimento de seus talentos internos, que naturalmente alinham a cultura interna à estratégia de negócios do Grupo Fleury”, diz Malfatti.