O Hospital Dona Helena, de Joinville, Santa Catarina, cria Núcleo de Atendimento Integrado à Mulher (Naim) – único local onde será possível fazer o atendimento completo da saúde da mulher. O Naim começa a funcionar no dia 1º de fevereiro, no prédio novo do Dona Helena.

e receba os destaques em sua caixa de e-mail.   

A unidade fará desde exames mais comuns, como de prevenção e mamografias, até mais complexos, como patologias de câncer ou de gravidez de alto risco. O núcleo vai oferecer os seguintes serviços: colposcopia, com exames para a prevenção do câncer do colo de útero; endoscopia ginecológica, que realiza cirurgias por vídeo; gestação de alto risco, no qual mulheres serão atendidas por uma equipe multidisciplinar; mastologia, que contribui para a prevenção do câncer de mama; medicina fetal, com uma equipe capacitada para atender àquelas mães que precisam acompanhar seus fetos; oncologia ginecológica; e reprodução assistida, serviço já existente e que será integrado ao Naim.

O embrião do núcleo nasceu em 1999, com o atendimento especializado às gestantes diabéticas. Depois de algum tempo, segundo informou a instituiçao, todas as gestantes com patologias que pudessem trazer algum risco para o bebê, como pressão alta e asma, começaram a ser atendidas pelo programa.

Em 2010, a média de atendimentos foi de 30 gestantes por semana. “Nossa ideia é ampliar esses atendimentos, disponibilizando outros tratamentos e o contato com uma equipe multidisciplinar”, disse o coordenador da área de obstetrícia do Naim, Jean Carl Silva.

Você tem Twitter? Então, siga http://twitter.com/#!/sb_web e fique por dentro das principais notícias de Saúde.