Com o objetivo de ser líder nacional no mercado de tecnologia e inovação para a saúde e referência de qualidade em toda a América Latina, a Pixeon iniciou em 2013 – após a consolidação do processo de fusão com a Medical Systems – cinco aquisições de empresas. “Até 2024, a companhia prevê o investimento de R$ 83 milhões em todo o portfólio de produtos, que já é um dos maiores do mercado”, comenta o CEO da Pixeon, Felipe Clemente.
Com sede em São Caetano do Sul (SP), a Pixeon atende hospitais, clínicas, laboratórios de diagnóstico e centros de diagnósticos de imagem e possui atualmente mais de seis mil clientes, que atendem mais de 45 milhões de pacientes por ano. Os sistemas da Pixeon impactam ainda uma média de 150 milhões de exames e consultas anualmente.
Jornada do Paciente e democratização digital
O CEO da Pixeon acredita que as soluções tecnológicas têm o potencial de entregar valor em cada ponto da jornada do paciente dentro de uma instituição de saúde. “Tecnologias como as que desenvolvemos na Pixeon trazem informações úteis para os gestores, médicos e até mesmo o paciente. Isso ajuda todos nessa cadeia e traz mais eficiência para o ecossistema como um todo”. Ele ressalta que o contraponto é o acesso limitado destas ferramentas tecnológicas para a população no geral devido ao seu alto custo.
“Entendendo essa realidade, na Pixeon trabalhamos para democratizar o acesso a tecnologias para a saúde, a fim de transformar a realidade das instituições e do mercado como um todo. Nosso lema é que ‘inovamos pela vida’ e seguimos fielmente isso”, completa Clemente.
Neste contexto de transformações para o futuro no setor de saúde, na visão do executivo, é possível destacar três inovações que já fazem parte do dia a dia de muitas instituições de saúde. A primeira é a telemedicina, que proporciona o acesso a um atendimento de saúde de qualidade para pacientes que vivem em regiões em que o serviço é escasso, por exemplo. Outra é a Inteligência Artificial, que já existe em várias plataformas, como na Pixeon Lumia, desenvolvida pela empresa e que faz um atendimento similar ao humano, conversando com o paciente e registrando os seus dados pessoais, agilizando essa etapa.
E, por último, a Internet das Coisas com tecnologias de sensores sem fio, radiofrequência e nanotecnologia, por exemplo, que são utilizados como formas de automatizar processos na área da saúde de maneira inteligente, gerando mais conforto e segurança para os profissionais da área e, principalmente, para os pacientes. Como exemplo das possibilidades, a tecnologia é capaz de monitorar o consumo de medicamentos, o prazo de validade e a dose recomendada pelo médico.
Networking e inovação para saúde
A Pixeon é uma das patrocinadoras do HIS – Healthcare Innovation Show em 2022, que acontece nos dias 21 e 22 de setembro, no São Paulo Expo. “Para a área da saúde é um evento muito importante e nós não poderíamos estar de fora. O HIS é o principal evento de inovação e tecnologia para a saúde, o que representa uma importante forma de ativação da nossa marca e relacionamento com as grandes instituições do mercado e seus tomadores de decisão”, salienta Clemente.
Para o HIS – Healthcare Innovation Show, a empresa traz um portfólio com soluções que atendem desde pequenas clínicas, laboratórios e centros diagnósticos até grandes hospitais. Segundo o CEO, no evento também serão lançadas novas versões de produtos como o BI Insights, que integra os dados de nossos sistemas, permitindo insights, análises preditivas e identificação de gargalos de forma ainda mais poderosa e rápida, apoiando em tempo real os gestores hospitalares em suas tomadas de decisão. Também, em parceria com a Microsoft, serão apresentados casos práticos de experiências com sistemas Cloud.
A 8ª edição do HIS – Healthcare Innovation Show apresentará mais de 50 horas de conteúdo com a participação de 200 especialistas do Brasil e do exterior, entre profissionais de saúde, gestores, executivos e acadêmicos que vão debater sobre os mais variados aspectos da inovação, tecnologia, empreendedorismo, negócios e finanças aplicadas à saúde.
Para saber como participar do evento e ver a programação completa, acesse o site do HIS – Healthcare Innovation Show