O maior evento de radiologia da América Latina começa nesta quinta-feira (02/05), no Transamérica Expo Center em São Paulo (SP), e receberá mais de 30 mil pessoas entre congressistas, expositores e visitantes. Inovação é o que não falta na feira, que termina no domingo, dia 5.
Veja o que algumas empresas, de diferentes tipos de produtos para o segmento, estão apresentando:
SONY
A Sony durante a Jornada Paulista de Radiologia, pelo segundo ano consecutivo, apresenta o monitor médico OLED com 25? PVM-2551MD, que traz um novo padrão superior em imagens médicas.
A Sony também apresenta outros monitores de altíssima resolução, da série LMD-DM, especialmente desenvolvidos para radiologia, com luminosidade elevada, alto contraste, proporcionando imagens claras para exibição de imagens médicas, como ressonância magnética, raio-X, mamografia, tomografia computadorizada entre outras modalidades.
FUJIFILM
Com um faturamento de 3,9 bilhões de dólares (divisões de impressão e eletrônicos) e presença em mais de 100 países, a FUJIFILM traz o Synapse®PACS – aplicação de múltiplas finalidades, para grandes volumes de dados, usada para a interpretação radiológica, revisão clínica interna e externa, permitindo o acesso dos médicos em seus consultórios ou em casa.
Destaque para a ferramenta de laudos SCL, que traz relatórios gerenciais, máscaras de laudo, gerenciamento de escala de médico e etc.
Mamógrafos Digitais
Segundo a companhia, a família de Mamógrafos Digitais AMULET atendem a todos os serviços de radiodiagnóstico. A família AMULET também conta a Unidade de Estereotaxia, que oferece imagens de alta resolução; a Estação de Trabalho AWS, integrada ao controlador de raios-X, especialmente projetada para o AMULET; o Sistema 3D para mamografia*, que gera imagens tridimensionais e permite visualizar a profundidade e estruturas internas da mama; além do AMULET Bellus**, plataforma de trabalho rápida e inteligente para mamografia 2D e 3D.
D-EVO é um detector portátil, específico para Raios-X que que promete facilitar o trabalho dos radiologistas e trazer benefícios aos pacientes. Extremamente leve (2,8 Kg) e fácil de usar, permite a visualização das imagens dos exames em apenas 1 segundo. Já para os pacientes, a utilização de D-EVO diminui o tempo de espera e reduz a exposição à radiação, graças a tecnologia ISS (Irradiation Side Sampling) Method, que oferece imagens altamente nítidas, mesmo com doses baixas.

CANON
Neste ano, além das reconhecidas soluções de impressão de tomografia, ressonância, ultrassom e visualização em 3D, a Canon traz ao público um equipamento de impressão de mamografia em papel, o imagePrograf iPF510. Sua tecnologia de jato de tinta possibilita que as impressões tenham qualidade semelhante a uma chapa e ofereçam maior variedade de nuances de cores e tons de cinza.
?A imagePrograf iPF510 apresenta tecnologia sustentável de alto desempenho. Durante a feira, estamos apresentando a novidade para os médicos. Acreditamos que esses diálogos são de extrema importância para produzirmos produtos alinhados às necessidades de nossos consumidores?, afirma o supervisor de Revendas da Canon, Fabiano Peres, em comunicado.
BAYER
A empresa abordará seu próximo lançamento no Brasil: Primovist® (gadoxetato dissódico), primeiro meio de contraste para ressonância magnética específico para diagnósticos do fígado. De acordo com comunicado da empresa, ?trata-se de uma nova abordagem diagnóstica não invasiva das lesões hepáticas focais. Em algumas situações específicas, é possível predizer o potencial de benignidade / malignidade de uma lesão, abreviando-se a necessidade de biópsia ou outros procedimentos invasivos?.

BRACCO
A Bracco Imaging participa, pela terceira vez consecutiva, da JPR. A  empresa de origem italiana estabeleceu metas ousadas de crescimento e deverá alcançar 30% do mercado de imagem na região, até 2015. Dentro desse cenário, o Brasil representará 60% do faturamento do grupo, aproximadamente.
A empresa prevê faturar 18 milhões de euros no País em 2013, em um mercado total de 110 milhões de euros, com sua filial própria em São Paulo e a ampliação do laboratório e centro de armazenagem no Rio de Janeiro. O número representa um crescimento de 150%, em relação a 2012.
?O mercado mundial de constrates é de 5,2 bilhões de euros e hoje, a Bracco detém 30% desse mercado global. Esperamos atingir a mesma porcentagem na América Latina até 2015?, contou o Head da Operação para a América Latina, Edson Lopes.
Em termos de produtos, a companhia traz ao Brasil meios de contrastes para a realização de procedimentos de diagnóstico por imagens, dispositivos de administração e injetoras desses meios.
EIZO
Um monitor multimodalidade colorido para visualizar simultaneamente várias imagens de mamografia digital, ressonância magnética e ultrassonografia, em uma única tela, é o principal lançamento da EIZO durante a JPR 2013. Pioneiro, o monitor panorâmico de 36,4? e 8MP, oferece espaço de sobra para as imagens de alta performance em mamografia, ao mesmo tempo em que permite a exibição de imagens de outras modalidade que agilizam o fluxo de trabalho de radiologia e aumentam a eficiência do desempenho médico.
Lançamento:
RX840-MG
Voltado principalmente para a exibição de imagens de alta performance, em mamografia e radiologia em geral, o RX840-MG conta com o aval do FDA ( Food and Drug Administration) e dá muito espaço para que várias imagens ou janelas sejam abertas ao mesmo tempo.
Com uma tela de 36,4 polegadas e 8MP de resolução (4096 x 2160), o EIZO RX840-MG oferece uma vida útil mais longa e preserva o meio-ambiente, já que o LED é livre de mercúrio.
O RX840-MG amplia a possibilidade de utilização do PACs (Picture Archiving and Communication System), na medida em que permite a exibição de imagens coloridas ou monocromáticas dentro de uma mesma aplicação, com ajustes de luminância, cores e tons de cinza distintos. Este recurso exclusivo da EIZO é chamado de Híbrido Gamma.
Os ângulos de visão de 176 graus possibilitam ainda que as imagens sejam visualizadas
simultaneamente por várias pessoas. O RX840-MG abriga também um sensor frontal no seu painel para medir a escala de cinzas e também para calibrar o monitor de acordo com o padrão DICOM 14 – ? Digital Imaging Communications in Medicine ? que é a base da plataforma de gerenciamento da comunicação digital.
O novo monitor também conta com sensor de presença, permitindo que entre automaticamente em modo de descanso quando detecta que o usuário está distante e retorne em operação normal quando o usuário retorna, unindo conveniência e economia de energia.
AGFA HEALTHCARE

Na área de Soluções IT, o destaque vai para o Impax Agility ? nova geração de sistemas RIS/PACS desenvolvido em plataforma web. Já na área de Imaging a empresa terá a demonstração de seus produtos: CR 10-X e o CR 30-Xm.

Impax Agility, a nova geração de sistemas RIS/PACS da Agfa HealthCare, possui total portabilidade para o uso em dispositivos móveis, unificando os ambientes RIS/PACS em uma mesma base de dados. Isso facilita o gerenciamento de todo o ambiente, além de uma simplificação expressiva nos processos de implementação, atualização, suporte e manutenção.
O CR 10-X é um digitalizador compacto ideal para ambientes descentralizados de Radiologia, projetado para oferecer um melhor custo efetivo, pois é fácil de instalar e tem rápida manutenção. É perfeito para clínicas de pequeno porte que desejam migrar para o mundo digital. Conectado a uma estação NX, o CR 10-X oferece uma resolução de 100 µm e capacidade de leitura de 34 imagens por hora em formato 35x43cm, sendo facilmente conectado a soluções de impressão ou estação de diagnóstico Agfa HealthCare.
SIEMENS
No estande da Siemens os visitantes podem conhecer os equipamentos apresentados na última edição do congresso da  Radiology Society of North America (RSNA), realizado em Chicago, nos Estados Unidos, onde a Siemens expôs a mais alta tecnologia disponível para a tomografia computadorizada, imagem de ressonância magnética e raios-x digital, que oferecem qualidade e menor tempo de aquisição de imagem. O ACUSON Free Style, primeiro ultrassom sem fio desenvolvido pela Siemens, é outro destaque da empresa para a 43ª Jornada. Além dos lançamentos, o MULTIX Select DR e o PET-CT Biograph mCT, equipamentos já disponíveis no Brasil, também são expostos no estande  para que os profissionais de saúde possam  conhecer todas as suas aplicabilidades.
Sobre os equipamentos
O mamógrafo MAMMOMAT Inspiration possui tecnologia inovadora que otimiza o fluxo de trabalho clínico de exames de screening por meio dos detectores de Selênio amorfo (aSe) de campo completo, produzindo imagens de excelente qualidade. Além disso, o MAMMOMAT Inspiration é o único mamógrafo que permite adquirir uma mamografia 3D com 25 projecções, que são reconstruídas em slides de apenas um milímetro. A Tomossíntese permite realizar o diagnóstico através de uma imagem tridimensional da mama (enquanto a mamografia por si só é 2D), sobre a qual se pode navegar e analisar cortes de um milímetro de espessura, eliminando o maior problema do diagnóstico mamográfico: a sobreposição das diferentes estruturas.
Outros destaques em equipamentos que a Siemens traz para a jornada são o SOMATOM Perspective e o MAGNETOM Essenza. O primeiro, scanner de tomografia computadorizada disponível nas configurações de 64 e 128 cortes, apresenta inúmeras vantagens como a necessidade de pequena área útil de cobertura, instalação em um ou dois dias e baixo consumo de energia. Na configuração de 64 cortes, ideal para ambientes ambulatoriais e hospitais de pequeno e médio porte, é usado nas tarefas que focam nas aplicações de rotina. Na de 128, por exemplo, o diferencial é a otimização automática dos parâmetros de digitalização para operar o equipamento de forma mais eficiente.
Já o MAGNETOM Essenza, sistema de imagem de ressonância magnética de 1,5 Teslas, destaca-se pelo baixo investimento inicial e equipado com a solução exclusiva da Siemens chamada Dot (Rendimento de otimização diário) que permite a seleção fácil e rápida da melhor estratégia de verificação, com base na condição do paciente e sua indicação clínica.
No Brasil
Durante a JPR, os visitantes poderão conhecer ainda o MULTIX Select DR, raios-x digital que representa um marco para a Siemens no Brasil por ser o primeiro produzido no país, na fábrica em Joinville, SC, e por apresentar baixo custo inicial em investimento. O Select DR oferece  também  facilidade no uso e alto nível de performance, indicado para hospitais de pequeno e médio portes, bem como clínicas. Para as instituições que pretendem migrar de um equipamento analógico para um digital, estima-se um ganho de produtividade de 30% a 50% e ótima relação custo-benefício. Além disso, o equipamento permite imagens de alta qualidade de forma mais rápida e, com o uso do software DiamondView Plus, aumenta o contraste de imagens e diagnóstico mais preciso com baixa dose de radiação.
O exclusivo recurso syngo® DynaCT 360 para o Artis zeego é o único sistema de imagem intervencionista no mercado que utiliza tecnologia robótica, e que permite, pela primeira vez, que um sistema de angiografia gire 360 graus em apenas 6 segundos. A nova aplicação syngo ® DynaCT 360 fornece imagens de tecidos moles com um grande campo de visão (35×25 cm, 13,8 x 9,9 polegadas), fundamental para a visualização completa do fígado ou de outros órgãos maiores, durante o tratamento minimamente invasivo, bem como para acompanhamento de tumores.
Na área de medicina nuclear, a empresa apresenta a última geração em PET/CT, o Biograph mCT, equipamento que une recursos da medicina nuclear e da radiologia. Capaz de sobrepor as imagens obtidas pelo exame PET – tomografia por emissão de pósitrons – que mostra a função biológica e metabólica do corpo antes mesmo das mudanças anatômicas serem percebidas, com as informações obtidas pelo exame de tomografia computadorizada, o qual fornece a anatomia do corpo como a localização, tamanho e formato. O Hospital de Clínicas da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) adquiriu recentemente um exemplar que será usado para assistência médica para a população e também para pesquisa dos estudantes da universidade.
GE
Inovando na sala cirúrgica, a GE Healthcare leva à JPR o Discovery IGS 730*, uma tecnologia exclusiva de angiografia que promete revolucionar o mercado de radiologia intervencionista. Com a mesma potência em aquisição de imagens de um equipamento fixo, possui plataforma móvel que se movimenta em trajetórias pré-definidas durante a cirurgia, guiada por uma tecnologia a laser. Com isso, é possível realizar procedimentos de maneira mais confortável e com mais segurança e flexibilidade na área de trabalho, desobstruindo o acesso ao paciente.
Utilizado nas áreas endovascular, neurológica e cardiovascular, a solução também emite baixa dose de radiação e é indicada para uso em sala híbrida, na qual cirurgiões e médicos intervencionistas realizam cirurgias abertas e procedimentos minimamente invasivos, e também em salas reduzidas, devido a otimização e liberdade no espaço de trabalho. Além disso,  comparado aos equipamentos convecionais, o IGS 730 possui uma distância maior entre o tubo de raios-X e o detector digital, resultando na facilidade de aquisição de imagens 3D.
Silent Scan: desenvolvido para abordar um dos obstáculos mais significativos para o conforto do paciente, ao reduzir o som gerado pelo equipamento durante o exame. As ressonâncias convencionais podem gerar ruídos acima de 110 decibéis (dBA), equivalente a shows de rock, resultando na necessidade do uso de protetores de ouvido. Com o Silent Scan, é possível realizar a aquisição de imagens de maneira quase silenciosa, reduzindo o ruído para nível de som ambiente, de aproximadamente 78 decibéis (dBA).
Universal Viewer: Reúne em uma só plataforma ? que pode ser acessada de qualquer lugar – imagens clínicas obtidas de diversas especialidades, além de reduzir em 70% os cliques do mouse e melhorar em 5% a produtividade diária do radiologista. Um recente estudo, patrocinado pela GE, mostrou que um radiologista pode desperdiçar até 2,5 horas por dia por conta de ineficiência no fluxo de trabalho, o que inclui o tempo gasto se locomovendo entre estações ou até mesmo preparando imagens para análise.
Tomógrafo Discovery CT750 com a tecnologia HD FREEdom Edition: capaz de realizar correções nas imagens de exames com movimentação das artérias coronárias, o que diminui a necessidade de pacientes com alta frequência cardíaca repetirem o exame. Por meio do uso da dupla energia, é possível quantificar e especificar o tamanho da lesão. Além disso, a solução possui baixas doses de radiação, por conta das tecnologias ASiR e VEO, e também pode fornecer uma resolução de imagem até 50% melhor
Brivo NM615 (medicina nuclear): projetada para oferecer alta qualidade de imagem com baixa dose de radiação, ajudando médicos a diagnosticarem pacientes cada vez mais cedo e com maior precisão no laudo. Além de ser desenvolvido para atender pacientes com sobrepeso, o Brivo NM615 possui um detector de alta velocidade, capaz de realizar exames com tempo reduzido e com o desempenho de um equipamento de dois detectores. A tecnologia também pode funcionar integrada a uma estação de trabalho chamada Xeleris, projetada para fornecer resultados consistentes e permitir que os médicos tenham acesso remoto às informações dos exames.
PHILIPS
A companhia holandesa apresenta cinco destaques durante a feira:
ClearVue (Ultrassom): linha de ultrassom com tecnologia Active Array, desenvolvidos para produzir imagens em alta qualidade, apresentar uma nova plataforma de ultrassons com excelente custo-benefício.
Allura Clarity (iXR): permite reduzir em até 73% a dose para procedimentos de radiologia intervencionista, gerando imagens com qualidade igual ou superior.
Multiva (RM): possibilita a realização de exames em 10 minutos e proporciona uma redução de até 40% no tempo de preparo do paciente e bobina graças ao FlexStream.
IntelliSpace Portal: transforma qualquer computador, smatphone ou tablet em uma completa workstation, tornando possível o processamento de imagens em tempo real e acessível em qualquer lugar.
TF Select: a tecnologia ajuda a melhorar a qualidade da imagem de PET, ao mesmo tempo em que otimiza a capacidade do procedimento.
Philips Xcelera: estação de trabalho para revisão de exames que concentra em uma única estação de trabalho a entrada para receber todas as informações clínicas do paciente.
A empresa, atualmente, produz 64% de seu portfólio a venda no País localmente. A fábrica de Lagoa Santa, em Belo Horizonte, tem capacidade de produzir cerca de 120 produtos de imagem mensalmente, como tomógrafos, ressonâncias magnéticas, raio-x, entre outros. Hoje, a Philips investe cerca de 7% de suas receitas em Pesquisa e Desenvolvimentos.
OKI
A OKI, uma das principais empresas de soluções de impressão do mundo, está com um espaço totalmente dedicado para apresentar as impressoras C711, C831 e C910, voltadas para impressão de diagnósticos por imagem.
Este ano, a novidade na feira é o módulo opcional que instala o padrão DICOM (Digital Imaging and Communications in Medicine) de comunicação dentro de seus equipamentos.
“Este módulo permite a impressão direta de imagens médicas (padrão DICOM), sem precisar utilizar um software de conversão. Para os clientes, será um sistema integrado mais simples e com garantia de qualidade de impressão. Nosso objetivo é demonstrar esse conceito para o público presente, a fim de avaliar a sua aceitação e planejar o seu lançamento”, diz Marcio Marquese, gerente de Marketing da OKI.
PIXEON
Pela primeira vez na Jornada Paulista de Radiologia (JPR) após o anúncio da fusão, em setembro de 2012, a Pixeon Medical Systems leva ao principal evento do setor no país lançamentos que reforçam a integração entre seus softwares de PACS e RIS. Em um estande de 72m², quase duas vezes maior do que o espaço utilizado na feira do ano passado, a Pixeon Medical Systems vai apresentar o Portal de Distribuição para imagens e laudos médicos. Um sistema online que agiliza o processo de entrega de resultados de exames (laboratoriais e por imagem) e garante tanto ao médico quanto ao paciente praticidade para acessar o resultado de casa ou do consultório – um novo benefício para os usuários do portal Laudos.net.
E também apresenta ao mercado nacional o Capta, lançado em março, nova estação de captura que traz novidades que complementam as funcionalidades do seu antecessor. O Capta faz a integração com o sistema de busca de dados demográficos do paciente sem a necessidade de digitação manual – o que gera mais produtividade e previne erros. Quando utilizado com o PACS Aurora, também desenvolvido pela Pixeon Medical Sytems, o Capta atende em uma única ferramenta o fluxo completo, da aquisição do exame ao laudo, e é ideal para modalidades como endoscopia e ultrassonografia.
 
*Atualizado em 13 de maio para inclusão de informações
LEIA MAIS:
Philips: 64% das vendas brasileiras são produzidas localmente