O Hospital e Maternidade MadreCor de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, está aumentando investimentos na área da psicologia hospitalar. O objetivo da instituição é aprimorar os índices de recuperação dos pacientes por meio do entendimento e do tratamento dos aspectos psicológicos em torno do adoecimento.

Segundo a psicóloga do Hospital MadreCor, Virginia Bonon, o grande objetivo da psicologia hospitalar é dar voz à subjetividade do paciente, amenizando o sofrimento causado pela hospitalização. ?Além disso, o psicólogo hospitalar não trabalha somente com a dor do paciente, mas também a angústia da família e equipe multidisciplinar (tríade)”, diz.

Além do atendimento oferecido ao paciente e aos familiares, atualmente o MadreCor conta com um projeto de plantão psicológico para os colaboradores do hospital. Foi disponibilizado um espaço e um tempo de escuta individual. ?O atendimento nesse formato não corresponde à psicoterapia, mas contribui para acolhimento dos conflitos e anseio dos colaboradores no momento em que a dificuldade emerge”, explica Bonon.