Meu nome é Fabiana Couto, tenho 34 anos de idade, e ha 4 vivo em São Francisco na Califórnia.
Desde a minha chegada estive muito envolvida com o mercado de saúde do Vale do Silício, tanto como consumidora quanto provedora e parceira.
Meu background na indústria farmacêutica começou em 2007 ao trabalhar em uma indústria multinacional sediada em São Paulo promovendo educação e promoção em saúde. Em 2010 me mudei para São Francisco onde atuei como community manager & advocate em diabetes em uma ONG dedicada a promover educação e conexão para pessoas com diabetes em todo o mundo.
Durante esses anos que se seguiram, além de trabalhar no meu mestrado em Psicologia, também trabalhei com outras instituições de saúde, com foco primário em diabetes, como o centro pediátrico da UCSF – University of San Francisco, e DASH camps – Acampamentos para jovens com diabetes.
Minha paixão e envolvimento com diabetes vem da minha historia pessoal; por ter sido diagnosticada com diabetes tipo 1 aos 13 anos de idade, e ter vivido muitas adversidades não só relacionadas a minha condição mas também ao despreparo do meu ambiente familiar, social e médico em atender minhas necessidades físicas e emocionais; eu busquei através do meu trabalho, ser uma promotora de melhorias na vida das pessoas e famílias que sofrem com essa condição e tantas outras condições crônicas que assim como o diabetes necessitam de muita educação e trabalho em equipe.
O meu foco principal está em saúde e não na doença, e a palavra de ordem para mim é prevenção.
Ao observar o sistema de saúde do Brasil e dos Estados Unidos, eu acredito que ambos ainda tem muitas oportunidades para trabalhar a promoção massiva da prevenção e da busca pelo equilíbrio e pela saúde mental, física e emocional de suas comunidades de pacientes.
Mas também quero dizer que há aqui indícios que demonstram que a mentalidade em saúde esta mudando. Há poucos meses atrás eu me surpreendi com meu provedor de saúde aqui em São Francisco, a empresa Kaiser Permanente, a qual atualmente além de segurada, sou também colaboradora na área de obesidade e mudança comportamental.
Há poucos meses havia agendado um exame oftalmológico de rotina para avaliar minha retina; esse exame é essencial para todas as pessoas com diabetes, ainda mais para portadores de diabetes tipo 1.
Porém, apesar de saber o quão impirtante esse exame é e apesar de ser bastante atenta a minha saúde, não pude comparecer a esse exame e pensei comigo mesma… “Vou remarcar quando der…”
Algumas semanas se passaram e eu sinceramente me esqueci de remarcar meu exame, com todas as preocupações e atividades do dia a dia me perdi dos compromissos com minha saúde.
Eis que então recebo uma carta bastante pessoal do meu provedor, a Kaiser, fazendo um follow-up comigo sobre a consulta que eu perdi, e me sugerindo que remarcasse a consulta o quanto antes, reforçando como o exame de fundo de olho é essencial pelo fato de ter diabetes tipo 1.
Mesmo sabendo do outro lado, como provedora em saúde, e o quanto é benéfico para a própria Kaiser manter seus pacientes em dia com sua saúde, para evitar as tão custosas complicações, eu me senti especial, e cuidada por eles. Senti também um certo alivio em não ser a única responsável por cuidar da minha própria saúde.
Na minha rotina diária já tenho tantas coisas para fazer, medir glicemia, cuidar da alimentação, fazer exercício físico mais todas as consultas e exames de rotina… Ao receber essa carta, senti que existia ai uma real parceria de cuidado entre meu provedor de saúde e mim, e como paciente, senti real satisfação por ser membro Kaiser, e como provedora, isso me abriu os olhos sobre como pequenas coisas podem fazer uma grande diferença quando o assunto é medicina preventiva.
Resultado?
No mesmo dia remarquei minha consulta e fiz meu exame. A Kaiser sai beneficiada, e meus olhos também!