Melhorias na assistência clínica e na segurança do paciente, assim como o desenvolvimento de pesquisa médica e projetos de enfermagem, estão no foco do acordo assinado nesta terça-feira (27/08) pela organização Johns Hopkins Medicine International, de Baltimore (EUA), e pelo Hospital Moinhos de Vento de Porto Alegre.

O primeiro acordo da Johns Hopkins Medicine no Brasil foi assinado por Steven J. Thompson, CEO da Johns Hopkins Medicine International, e Fernando Andreatta Torelly, Superintendente Executivo do Hospital Moinhos de Vento.  A partir de agora, o Hospital Moinhos de Vento torna-se afiliado da Johns Hopkins Medicine International.

?Acreditamos que essa iniciativa terá um impacto de longo prazo significativo na atenção à saúde no Rio Grande do Sul e mais além”, disse Thompson em comunicado ao mercado.

A colaboração tem foco na qualificação do cuidado clínico, na segurança do paciente, na educação da equipe assistencial e no avanço da consolidação do Hospital Moinhos de Vento como referência nacional. ?Essa afiliação representa, ao mesmo tempo, um objetivo alcançado e o início de um novo ciclo, que complementa o nosso planejamento estratégico?, afirma Torelly.

A parceria incluirá a implementação de programas de segurança do paciente e enfermagem, como o renomado CUSP (Comprehensive Unit-based Safety Program), criado pela Hopkins, que prevê o desenvolvimento universal de práticas de segurança a partir de unidades específicas. Também serão contemplados programas de qualidade e liderança em enfermagem.

As duas instituições irão ainda explorar oportunidades para estabelecer um Centro de Pesquisa que apoiará especialistas brasileiros no desenvolvimento de estudos e pesquisas e facilitará o intercâmbio de informações entre os dois países.

A entidade brasileira informou, ainda, que um grupo de lideranças de enfermagem visitará o Hospital Johns Hopkins em Baltimore, em setembro, para intercâmbio de melhores práticas no treinamento e educação de pessoal de enfermagem e no desenvolvimento de pesquisa na área de enfermagem.

As especialidades clínicas a serem desenvolvidas nos primeiros anos da colaboração incluem neurologia e neurocirurgia, medicina de diagnóstico, cardiologia e oncologia. As atividades vão enfocar a prevenção e o tratamento  de doenças crônicas mais comuns no Brasil.

A afiliação vai possibilitar também o acesso de pacientes do Hospital Moinhos de Vento que exijam atenção médica de alta complexidade à rede e aos especialistas da Johns Hopkins.