A recém-lançada Norma ISO 7101:2023, que estabelece padrões de consenso internacionais de qualidade, chegou ao Brasil e está em processo de tradução pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Destinada a toda a indústria da saúde, ela é a primeira norma de entendimento global para a gestão de qualidade no setor.
“Este é um momento muito importante para o Brasil. As empresas que aderirem à ISO 7101 terão ganhos incalculáveis, pois sua implantação exige a participação e o endosso das lideranças para apoiar o desenvolvimento do sistema de qualidade.
Essa abordagem envolve planejamento, gestão de riscos, monitoramento, avaliação, ação corretiva e melhoria contínua”, destaca Mara Machado, CEO do Instituto Qualisa de Gestão (IQG).

Leia também: Interoperabilidade entre os sistemas de saúde público e privado em prol da sustentabilidade
Por que a Norma ISO 7101 é diferente?
Embora já existam certificações e acreditações renomadas adotadas pelo setor no Brasil, muitas normas relacionadas aos cuidados de saúde têm foco restrito em tipos específicos de serviços, como hospitais, laboratórios e clínicas especializadas. Embora esses programas sejam importantes, eles não abordam a gestão de forma holística e baseada nos resultados do cuidado.
“A chegada da ISO 7101 representa mais um passo fundamental para uma saúde sustentável, conferindo ainda mais credibilidade às empresas atuantes no país”, avalia Mara.
Já existem também diversas certificações e acreditações relacionadas à ISO 7101, focadas em sistemas de gestão e cultura qualidade, dispositivos médicos, laboratórios clínicos, gestão hospitalar e outras áreas, com foco em melhorar a experiência do paciente.
“A chegada da norma é o primeiro passo. Agora, os executivos do setor precisam se conscientizar de sua importância e se organizarem para a sua implementação, o que pode exigir uma liderança forte e comprometida. São diversos ganhos para todos os envolvidos. Com a norma, a gestão da saúde se torna mais segura e sustentável”, afirma a CEO do IQG.

Saiba mais: Incorporação de inovações tecnológicas na Saúde: Especialistas discutem como melhorar esse processo
Apresentação da Norma ISO 7101:2023 para o mercado brasileiro
Para apresentar a nova norma ao mercado, Mara Machado realizará a palestra “A Importância da Norma ISO 7101:2023 para o Cenário Brasileiro” no evento “Lançamento da Comissão Especial de Estudos da ABNT para Tradução da Norma ISO 7101:2023 de Sistemas de Gestão de Qualidade em Instituições do Setor de Saúde”, durante o MetroSaúde – Simpósio de Metrologia na Área de Saúde.
Quer continuar por dentro das novidades sobre a Norma ISO 7101, as principais novidades tecnológicas e seus impactos na gestão hospitalar? Então acompanhe Saúde Business, o portal de conteúdo das feiras Hospitalar e HIS.
Leia mais
- [ebook] HIS 2025: como integrar tecnologia no centro do cuidado
- Melhores hospitais do Brasil em 2026: Veja o ranking da Newsweek
- Remédio reverte efeito de anestesia em até 3 minutos
- Entenda as novas regras do STF para judicialização da saúde
- Modelos de remuneração por desfecho clínico: como aplicar na prática
- Como calcular ROI em clínicas com exemplos práticos
- Como as femtechs estão transformando o atendimento à saúde da mulher
- Como oferecer exames on-line com segurança e eficiência
- Além do bisturi: a tecnologia transformando a cirurgia ambulatorial
- Pandemia em 2026: como seria com Inteligência Epidemiológica?