O Grupo Fleury expandiu o uso de tecnologia ao ampliar a integração entre o sistema Apple Health e os prontuários dos pacientes em seu portfólio de marcas. Agora, empresas que utilizam o serviço Saúde Digital, voltado ao cuidado personalizado de colaboradores e dependentes, podem importar diretamente dados de saúde do aplicativo Apple. Inicialmente restrita aos clientes da Fleury Medicina e Saúde, em São Paulo, a tecnologia foi desenvolvida em parceria com o Laboratório de Engenharia de Software (LES) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), uma Apple Developer Academy.

A nova funcionalidade permite que informações como atividades físicas e dados cardiológicos registrados por dispositivos Apple sejam integradas ao histórico médico dos pacientes, ampliando a visão dos profissionais de saúde. Com o consentimento do paciente, médicos podem acessar dados como frequência cardíaca, variabilidade e ritmo cardíaco, além de níveis de atividade física, o que auxilia no diagnóstico e acompanhamento mais preciso da saúde. Essa tecnologia posiciona os wearables como ferramentas importantes no cuidado contínuo e na medicina diagnóstica.

“Nosso objetivo é aumentar a capacidade dos médicos ao oferecer uma visão detalhada do cotidiano dos pacientes. Essa integração melhora a eficiência do atendimento, principalmente nos cuidados primários”, destaca André Cassias, gestor médico de Atenção Primária à Saúde e Cuidados Integrados da Saúde Digital, marca do Grupo Fleury. Segundo o especialista, 15% dos clientes empresariais do serviço utilizam dispositivos iOS e podem se beneficiar dessa inovação.

Com essa novidade, o Saúde Digital transforma a forma como a telemedicina é praticada. “Estamos aprimorando o atendimento, tornando-o mais personalizado e adaptado às necessidades individuais de cada paciente”, afirma Jane de Oliveira Gonzaga Teixeira, infectologista e gerente de Saúde Digital.