A partir do primeiro semestre de 2011, o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) começará a realizar transplantes autólogos (onde as células transplantadas vem do próprio paciente). Para realizar os procedimentos a instituição contou com investimento de R$ 1,5 milhão.
e receba os destaques em sua caixa de e-mail.
A ação tem como objetivo reduzir o tempo de espera por transplantes realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), na região de Uberlândia.
A instituição será a primeira da região do Triângulo Mineiro a realizar esse tipo de procedimento e irá beneficiar também moradores do Alto Paranaíba que atualmente, realizam este tipo de operação em centros mais distantes, como Belo Horizonte. Em Uberlândia, o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU) realiza apenas transplantes de córnea e rins, cuja fila de espera possui cerca de 500 pacientes e uma demora de quatro a cinco anos.
Em setembro deste ano, o Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, destinou R$ 70 milhões para o setor de transplantes em todo o País que começarão a ser investidos a partir de 2011.
Você tem Twitter? Então, siga http://twitter.com/#!/sb_web e fique por dentro das principais notícias de Saúde.