O Hospital Municipal Gilson de Cássia Marques de Carvalho e a UPA Vila Santa Catarina, unidades da Prefeitura de São Paulo gerenciadas pelo Hospital Israelita Albert Einstein, foram reacreditadas com o Nível 3 da Organização Nacional de Acreditação (ONA).
Essa certificação, conhecida como Acreditação com Excelência, reconhece que as unidades de saúde não apenas atendem aos rigorosos padrões de qualidade e segurança exigidos, mas também promovem uma sólida cultura de melhoria contínua e gestão integrada.
Para alcançar esse nível é necessário atingir em 90% ou mais, os padrões de qualidade e segurança além dos dos requisitos core. E também superar em 80% ou mais os padrões de gestão integrada e alcançar 80% ou mais os padrões ONA de Excelência em Gestão, demonstrando a cultura organizacional de melhoria contínua.
O Hospital Municipal Gilson de Cássia Marques de Carvalho foi reconhecido, neste ano, pela manutenção dos padrões de qualidade. A UPA Vila Santa Catarina reacreditada após três anos do primeiro reconhecimento.
Para Thiago Corrêa, diretor das unidades, o reconhecimento é resultado do trabalho realizado pelos mais de 1.700 profissionais que se dedicam diariamente para oferecer o melhor cuidado aos pacientes. “As unidades são exemplos de gestão integrada, contemplando não só a assistência, mas o olhar para a inovação, o ensino e a pesquisa – frentes que caminham juntas dentro do Einstein, e nas unidades públicas que a organização administra, visando melhorar a equidade em saúde no país”.
Unidades de excelência
O Hospital Municipal Gilson de Cássia Marques de Carvalho é a principal referência em oncologia de alta complexidade em São Paulo, com mais de 150 mil atendimentos. É pioneiro no Brasil como o primeiro hospital municipal com cirurgia robótica e o primeiro público a oferecer cirurgia robótica bariátrica. Desde 2020, possui certificação ONA e foi a primeira unidade pública do país a ser certificada pela Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO).
A UPA Vila Santa Catarina é a única em São Paulo a oferecer ultrassonografia e trombólise de AVC com suporte de telemedicina. Certificada com o Selo Amigo do Idoso, a unidade promove infraestrutura adequada, capacitação de profissionais e ações de prevenção para a saúde do idoso. Mensalmente, o hospital realiza cerca de 5.500 consultas ambulatoriais, enquanto a UPA registra uma média de 20 mil atendimentos.