faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Hospital Moinhos de Vento realiza primeira cirurgia cerebral com uso de robô

Créditos: Leonardo Lenskij moinhos (2).jpg
O procedimento é inédito na América Latina com o uso de navegador cirúrgico e braço robótico da Brainlab

O uso de novas tecnologias em procedimentos cirúrgicos tem sido cada vez mais frequente. Nos últimos dias, o Hospital Moinhos de Vento realizou mais um procedimento inédito na América Latina com o uso da neuronavegação Curve e do braço robótico Cirq, da Brainlab, empresa alemã especialista em cirurgia assistida por computador. Dessa vez, o procedimento realizado pelo neurocirurgião Arthur Pereira Filho, do Serviço de Neurologia e Neurocirurgia da instituição, foi uma biópsia de lesão cerebral.

O cirurgião optou pelo uso da robótica por se tratar de uma área profunda do cérebro, perto de zonas com funções nobres como expressão da linguagem e controle motor. Segundo o médico, a tecnologia de neuronavegação aliada ao braço robótico permite realizar o procedimento com diversas vantagens. Além de ser menos invasivo para o paciente, esse método traz maior rapidez de execução em relação aos procedimentos cirúrgicos tradicionais. Adicionalmente, é possível realizar uma melhor programação pré-cirúrgica, por meio de fusão das imagens da ressonância magnética, obtendo-se de forma mais precisa a localização dos melhores alvos da biópsia. “A medicina está modernizando-se e a cirurgia robótica chega para nos auxiliar. Os procedimentos acabam sendo menos invasivos, com execução mais rápida e com uma precisão maior”, afirmou Pereira Filho.

Créditos: Leonardo Lenskijmoinhos (1).jpg

A primeira cirurgia com o uso do braço robótico Cirq no Hospital Moinhos de Vento foi há cerca de dois meses, com um procedimento na coluna lombar, também liderada pelo médico Pereira Filho e seu irmão, o neurocirurgião Nelson Pereira Filho. “Essa nova tecnologia é muito importante para oferecer a melhor experiência aos pacientes, com melhores desfechos, segurança e qualidade na realização dos procedimentos”, destacou.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar