faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Santa Joana inaugura Centro de Diabetes e Obesidade exclusivo para mulheres

Article-Santa Joana inaugura Centro de Diabetes e Obesidade exclusivo para mulheres

centro_diabetes.jpg
Novo espaço é especializado na doença crônica, que atinge cerca de 20% das brasileiras, tendo como foco a qualidade de vida por meio de atendimento multidisciplinar

Referência no cuidado com a saúde da mulher, gestante e neonato , o Hospital e Maternidade Santa Joana acaba de inaugurar o Centro de Diabetes e Obesidade da Mulher, no bairro do Paraíso em São Paulo, região central da capital paulista. O novo espaço é exclusivo para mulheres e voltado para todas as idades, tanto aquelas que estão tentando engravidar como as que já estão grávidas, além de atendimento para as mulheres não gestantes que procuram qualidade de vida, promoção da saúde, controle e tratamento. O centro especializado oferece atendimento multiprofissional com endocrinologia, cirurgia, nutrição, psicologia e educação física. 

Os critérios para atendimento no Centro são: pacientes com obesidade graus 1, 2 ou 3, IMC (Índice de Massa Corporal) acima de 30, diabéticas ou com outras condições ligadas à obesidade, como nível alto de triglicérides, gordura no fígado, hérnia de disco e hipertensão. Há várias possibilidades de tratamento, desde a mudança no estilo de vida para emagrecimento, até uso de medicamentos e cirurgia bariátrica, especialmente para pacientes que têm o IMC acima de 35.

“A obesidade é o pilar para outras doenças, já que estudos mostram que pessoas com obesidade possuem setes vezes mais risco de terem pressão alta ou diabetes, três vezes mais risco de sofrerem um AVC ou infarto, além de três vezes mais chances de serem acometidas por canceres abdominais e 50% mais risco de câncer de mama”, afima o Dr. Felipe Rossi, cirurgião do aparelho digestivo especializado em cirurgia bariátrica do Centro de Diabetes e Obesidade da Mulher do Santa Joana. Outro dado relevante é de um estudo publicado em 2021 na revista Lancet, importante periódico cientifico internacional, que demostrou que pacientes com diabetes tipo 2 associados à obesidade, quando tratadas têm um aumento na expectativa de vida em até nove anos.

“Em nosso trabalho percebemos que grande parte das mulheres com obesidade está em idade fértil ou desenvolveram a doença após terem engravidado. Por isso, é muito importante que o tratamento seja realizado o mais precoce possível, pois dessa forma conseguimos melhores resultados, além de reduzir os riscos de interferir na fertilidade, saúde ou mesmo autoestima. Por esse motivo, acreditamos que lançar a oferta do serviço por meio de um centro exclusivo está em linha com a nossa experiência médica e de acolhimento da mulher em todas as fases de sua vida”, afirma Dr. Rodrigo Buzzini, médico responsável pela unidade Vergueiro do Centro de Saúde da Mulher e da Gestante do Hospital e Maternidade Santa Joana.

No Santa Joana, as pacientes poderão contar, ainda, com um infraestrutura hospitalar para realização de cirurgias e procedimentos, caso necessário, e com profissionais especializados no público feminino, que trabalham de maneira humanizada, proporcionando para as pacientes uma experiência de qualidade, bem-estar e segurança.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar