faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Hospitalar 2023: capacitação e treinamento contínuo dos profissionais da saúde fazem parte dos avanços tecnológicos da medicina

Article-Hospitalar 2023: capacitação e treinamento contínuo dos profissionais da saúde fazem parte dos avanços tecnológicos da medicina

engenharia_clinica.jpg
Especialistas da instituição Israelita Albert Einstein discutem a importância do aprimoramento constante dos profissionais de saúde durante a edição comemorativa de 30 anos da Hospitalar

No último dia da Feira Hospitalar, principal evento de saúde da América Latina, os participantes puderam acompanhar uma variedade de conteúdos distribuídos pelas sete arenas de conteúdo ao longo do pavilhão. 

Na programação da arena de engenharia clínica, o painel "Frente aos rápidos avanços tecnológicos da Medicina: como garantir a capacitação e treinamento sob a perspectiva do colaborador" despertou o interesse de muitos profissionais presentes. Sob moderação de Rodolfo Guimarães, supervisor de engenharia clínica do centro cirúrgico do Hospital Albert Einstein, a apresentação contou com a participação de Filipe Simionato e João Casalechi, ambos engenheiros eletricistas do Hospital Albert Einstein. 

Para contextualizar o assunto, João Casalechi iniciou trazendo dados e informações relacionadas à evolução acelerada da tecnologia no campo médico, enfatizando como essas mudanças estão impactando diretamente o trabalho dos profissionais da saúde.  Com as novas soluções tecnológicas, precisamos  garantir a capacitação adequada dos profissionais da saúde para que eles possam acompanhar e utilizar efetivamente essas inovações em suas práticas diárias", enfatizou. 

Em relação aos desafios enfrentados pelos colaboradores, o profissional cita que o principal está relacionado à necessidade da atualização contínua dos equipamentos e a diversidade de habilidades e conhecimentos necessários. 

"Com a expansão das opções tecnológicas na medicina, os profissionais precisam desenvolver competências em diversas áreas, desde o uso de softwares e dispositivos específicos até a compreensão dos princípios por trás dessas tecnologias. Além disso, nem todas as instituições têm acesso a programas abrangentes de treinamento ou a orçamentos dedicados para esse fim”, completou Casalechi. 

Treinamento de capacitação e excelência para os colaboradores   

O Hospital Albert Einstein, reconhecido como uma instituição de referência na área da saúde, demonstra uma preocupação constante com a capacitação e treinamento dos seus colaboradores diante dos rápidos avanços tecnológicos da medicina. 

Consciente da importância desse tema, o hospital realizou algumas avaliações para analisar as principais dificuldades da equipe médica em relação aos equipamentos. Ademais, o hospital conta com uma equipe especializada em cada um deles que garante o máximo de efetividade e segurança aos pacientes.

"Após realizar análises cuidadosas, identificamos que muitos membros da nossa equipe possuíam necessidades de capacitação específicas. Diante disso, decidimos discutir o assunto com a gestão, reconhecendo a importância de tomar medidas para melhorar nossa abordagem e garantir um ambiente de trabalho mais eficiente e produtivo”, explicou Filipe Simionato, engenheiro eletricista do Hospital Albert Einstein. 

Metodologia Voz de Cliente (VOC)

De acordo com Simionato, para realizar essa avaliação detalhada foi aplicada a metodologia “Voz do Cliente” que escutou os relatos dos colaboradores e para rapidamente melhorar a eficiência do aprendizado. 

Após a coleta dos formulários, foi gerada uma planilha que analisou os dados e definiu os objetivos do plano, e com o cronograma definido, se iniciou a parte de criação das agendas de treinamento, principalmente naqueles equipamentos que recebiam notas baixas. 

Desenvolvimento individual

De acordo com Rodolfo Guimarães, o processo de elaboração do plano de desenvolvimento individual, também adotou a metodologia 70/10/10, reconhecida como uma abordagem eficaz para o crescimento profissional. 

O coordenador comenta que os colaboradores por meio dessas práticas,conseguiram adquirir novas habilidades e conhecimentos de forma prática e aplicada. "Com a implementação da metodologia 70/10/10 o Hospital Albert Einstein buscou proporcionar uma abordagem abrangente e eficaz para o aprimoramento profissional de sua equipe, alinhando a teoria com a prática e incentivando uma cultura de aprendizado contínuo", concluiu Guimarães. 

 

A edição de 2023 da Feira Hospitalar chegou ao fim, mas o aprendizado e as conexões estabelecidas durante o evento continuam a impulsionar o avanço do setor de saúde. A próxima edição já está com data marcada e acontecerá entre os dias 21 a 24 de maio de 2024, no renomado São Paulo Expo e você é nosso convidado especial! Esperamos por você!