O Grupo Sabin, medicina diagnóstica, anunciou ter alcançado sua meta de representatividade de pessoas pretas em posições de liderança. A empresa atingiu 10,1% de líderes autodeclarados pretos, superando a meta de 9% estipulada para o período de 2023-2026 em sua agenda ESG e a média nacional de 6%, conforme o Censo da Liderança Brasileira (2022).

O marco representa um avanço significativo no compromisso da empresa com a promoção de um ambiente de trabalho mais inclusivo e equitativo. Em 2023, o indicador era de 8,8%, evidenciando um crescimento consistente e intencional como resultado de políticas e programas internos. 

Para Lídia Abdalla, presidente-executiva do Grupo Sabin, este resultado é reflexo da valorização da diversidade em todos os níveis da organização. “Nossa cultura de ‘inspirar pessoas a cuidar de pessoas’ começa dentro de casa, com nossos mais de 7 mil colaboradores. Acreditamos que uma liderança diversa nos torna mais fortes, mais inovadores e mais conectados com as diferentes realidades do Brasil.”

Diversidade em foco

Além do marco específico para lideranças pretas, os dados do Grupo Sabin demonstram um quadro de diversidade racial mais amplo. Atualmente, 69,6% dos colaboradores se autodeclaram negros ou pardos, e este grupo ocupa 52,3% dos cargos de liderança em toda a companhia, um indicador que reflete a busca por representatividade em posições de decisão. 

Outro destaque são as posições femininas, o número alcança 76,5% de mulheres que ocupam cargos de liderança, sendo 47% delas autodeclaradas negras ou pardas. Com isso, o Grupo Sabin tornou-se a primeira empresa do Brasil a conquistar o Visionary Awards em liderança feminina pela Women Corporate Directors Foundation (WCD), dos Estados Unidos. 

Sheila do Prado entrou no Sabin como auxiliar de serviços gerais, com muita vontade de trabalhar e aprender. Hoje, 32 anos depois, ela é supervisora da unidade de Samambaia Sul, no Distrito Federal, liderando uma equipe de 12 pessoas. “Ser uma mulher negra em uma empresa que oferece oportunidades reais de crescimento fez toda a diferença. Tenho filhos e irmãos no mercado de trabalho, e vejo como ainda é preciso provar o tempo todo que somos capazes. Me emociono ao lembrar que minha trajetória profissional foi construída lado a lado com uma empresa que acreditou, e acredita, no meu potencial, me ajudando a chegar até aqui.” 

Esses indicadores são fruto de um trabalho estruturado da Companhia, iniciado em 2018 com a criação do Programa Sabin de Diversidade e Inclusão. A iniciativa direciona as ações da empresa em cinco frentes principais: gênero, raça, LGBTQIA+, pessoas com deficiência e gerações, garantindo que a inclusão seja parte integrante da estratégia de negócio. 

Em 2021, ainda foi lançado o Guia Sabin de Diversidade e Inclusão, uma publicação destinada a colaboradores e fornecedores, que esclarece conceitos, incentiva a reflexão, fortalece a empatia e propicia um ambiente aberto ao diálogo e livre de preceitos.