faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Ágora.Health: parque tecnológico em Joinville (SC) inaugura cluster de saúde com smart clinic, farmácia-conceito e espaço para startups

AgoraMOB_marco2021.jpg
Iniciativa reúne empresas âncora de grande porte da área médica e de varejo farmacêutico, além de espaço para conexão entre empresas e startups. Projeto inicia com a abertura do Ágora Mob, segundo prédio do Ágora Tech Park, neste mês

Um cluster de inovação em saúde dentro de um parque tecnológico. Neste mês, foi inaugurado em Joinville, maior cidade de Santa Catarina, o Ágora.Health iniciativa que conta com uma smart clinic oftalmológica e vai agregar também uma farmácia-conceito (com utilização de novas tecnologias e serviços de entrega e compra de medicamentos) e espaço para incubação de startups e inovação aberta com organizações do setor de saúde.

O projeto tem como sede o Ágora MOB, segundo prédio do complexo Ágora Tech Park, parque tecnológico privado com sede em Joinville e que conta com empresas-âncora como o  Grupo Opty (maior grupo de oftalmologia da América Latina), o Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem e a varejista Clamed (que detém marcas como Drogarias Catarinense, Farmácia Popular, ProFormula e Farmagora), responsáveis pelos principais projetos do Ágora.Health.

Um deles é o Sadalla.Smart, clínica oftalmológica que vai utilizar processos automatizados e inteligentes em todo o processo de atendimento aos pacientes com base em plataformas de Internet das Coisas (IoT) e Data Analytics. No ambiente, os usuários terão à disposição equipamentos e sistemas de última geração, como refratores digitais de altíssima definição pioneiros no Brasil, softwares integradores e também produtos hospitalares como pias que produzem água ozonizada (que mata bactérias e vírus de superfície) para limpeza da clínica, bebedouros especiais, entre outros. 

"O movimento de transformação digital na saúde tem como meta colocar o usuário no centro, proporcionando uma experiência engajadora que o inspire a cuidar melhor de sua visão e saúde geral. E o ponto de partida é conhecer o paciente, redesenhar, construir e otimizar processos clínicos centrados na jornada dele dentro do ecossistema de saúde", comenta o médico oftalmologista Renan Oliveira, head de Inovação do Grupo Opty e presidente do Ágora.Health. 

Uma das "dores" comuns no mercado de saúde é a fragmentação dos dados e dos serviços, com informações dos pacientes espalhadas em diferentes empresas (hospitais, clínicas, laboratórios, consultórios etc.). "A falta dessa conexão resulta em um sistema de saúde fragmentado e ineficiente. Por isso a necessidade de desenhar uma jornada melhor para o paciente, de conectar as especialidades e fazer com que os médicos tenham uma visão mais ampla de todo o histórico e das condições em que ele se encontra. O Ágora.Health tem esse objetivo: modelar um sistema de atendimento inovador e integrado, com foco na promoção da saúde, prevenção de doenças, maior eficácia no tratamento e maior qualidade de vida ao paciente", comenta Renan.

O Ágora.Health também passa a integrar o programa Perini City Lab, espaço de testes de tecnologias e serviços voltados às smart cities dentro de um ambiente controlado e privado: um parque multissetorial com mais de 250 empresas instaladas e público médio diário de 10 mil pessoas. Este modelo permite que empresas testem inovações em saúde populacional, sustentabilidade e mobilidade (veículos elétricos e drones, por exemplo) sem depender de regulamentação pública, como nos testes feitos em vias urbanas. 

"O impacto destas inovações e conexões geradas a partir do Ágora vai além da infraestrutura convencional de um parque tecnológico. Mais do que prédios, estamos ajudando a construir a economia digital do futuro", ressalta Jean Vogel, diretor executivo do Ágora.

O Grupo Clamed, empresa centenária do varejo farmacêutico, deve inaugurar até meados de 2021 no Ágora.Health uma farmácia-conceito na qual serão testadas novas formas de atendimento ao consumidor. Como uma célula autônoma (vending machine) para compra de produtos que não precisam passar por farmacêuticos, um totem de autoatendimento e lockers para recebimento das encomendas. Há a possibilidade de testes de entregas via veículos elétricos e drones. 

"O modelo de negócio atual das farmácias está super explorado, com concorrência elevada e dificuldade para expansão. Então estamos olhando para os próximos 100 anos da empresa para outros horizontes, como serviços de saúde e bem-estar", comenta Diego Zagonel, fundador do CLIC, laboratório de inovação do Grupo Clamed. 

O projeto iniciou há pouco mais de um ano, conta com uma equipe de nove pessoas e já desenvolveu 19 iniciativas internas para a companhia. Os próximos passos são ampliar o relacionamento com o ecossistema, cocriar iniciativas com startups e outros parceiros, além de ampliar os canais de atendimento. 

"Não queremos trabalhar apenas experiências internas, mas sim estarmos em conjunto com a Smart Clinic e entender com eles a jornada dos clientes de saúde", comenta. A Clamed já é parceira do Sadalla em Joinville em projetos de inovação e agora reforça a conexão em um ambiente que terá outras startups em incubação. 

Como a SAS Brasil, que desenvolve soluções para melhorar o acesso e o atendimento à saúde no país e que recentemente começou a testar unidades de teleatendimento - em várias especialidades - em comunidades carentes do país. Outras empresas que estarão no espaço são a Serena, primeira healthtech a trabalhar com medicina do estilo de vida, e a Vereye, plataforma que oferece triagem visual gratuita, combinando game design, inteligência de dados e trilhas de engajamento. Com foco na prevenção, o objetivo é oferecer um primeiro teste à população e identificar, o quanto antes, doenças que podem comprometer a saúde da visão. 

"Para nós, o Ágora Health é como uma provocação para potencializar o efeito de trabalho em rede. Queremos dar um passo a mais no que já se concebe como inovação", resume Diego.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar