faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Programa de doenças crônicas da Unimed Sul monitora pacientes e reduz risco de complicações

atendimento.jpg
Clientes com doenças cardiovasculares, diabetes ou obesidade são incentivados a adotarem hábitos saudáveis e cuidarem da saúde

As doenças cardiovasculares são as causas mais frequentes de morte no mundo. A diabetes tirou a vida de 214 mil pessoas entre 20 e 79 anos em 2021, segundo a Federação Internacional de Diabetes, enquanto a obesidade mata, anualmente, cerca de 2,8 milhões de pessoas, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS). Para apoiar os clientes que convivem com alguma dessas condições, a Unimed Sul Capixaba desenvolve o Programa de Gestão de Doenças Crônicas.   

O objetivo é monitorar os pacientes e estimulá-los a adotarem hábitos saudáveis, reduzindo o risco de complicações. Após a avaliação da equipe, o participante do programa recebe um plano de acompanhamento adequado às suas necessidades. Além disso, uma equipe multidisciplinar cumpre a função de orientá-lo a respeito da doença, uso das medicações, alimentação adequada e de esclarecer outras dúvidas.   

A enfermeira da Unimed Sul Capixaba, Juliana Cremonine, coordenadora do programa, destaca que uma das facilidades é que atualmente ele pode ser acessado de forma virtual, por meio de teleconsulta. A mudança ocorreu por conta da pandemia e beneficiou pacientes que por algum motivo não podiam comparecer à operadora.   

“A redução dos riscos de complicações, a melhoria da qualidade de vida e a garantia de um atendimento integral e humanizado são alguns dos benefícios do programa. Ele é mais uma forma de a Unimed Sul Capixaba trabalhar a saúde integral dos pacientes”, destacou Juliana Cremonine.   

Para participar do programa, é preciso ser cliente da Unimed Sul Capixaba, ter idade a partir de 18 anos e possuir os critérios clínicos atendidos (diabetes mellitus, hipertensão ou obesidade). O paciente pode aderir ao programa por demanda espontânea ou por encaminhamento médico de referência. Mas, ele precisará passar pela avaliação da enfermagem para ser inserido em um dos protocolos (Saúde Cardiovascular, Diabetes ou Hipertensão), onde será traçado o plano de cuidados.   

As inscrições podem ser feitas pelo telefone (28) 2101-6302, pelo e-mail [email protected], ou pelo site da Unimed Sul Capixaba (www.unimed.coop.br/site/web/sulcapixaba) - basta selecionar a aba “Viver Bem”, clicar em “Programa de Cuidados” e, em seguida, em “Programa de Gerenciamento de Doenças Crônicas”. Depois, é preciso preencher o formulário. 

TAG: Carreiras
Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar