faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Viveo atinge lucro líquido ajustado de R$ 80,5 milhões

crescimento2.jpg

A Viveo (VVEO3), ecossistema de produtos e serviços que conecta soluções de saúde, e atua desde a fabricação e distribuição de materiais e medicamentos, até a gestão de clientes em todo o Brasil, apresentou hoje à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) seu resultado do terceiro trimestre de 2021 (3T21). Essa é a primeira divulgação do balanço da companhia após a conclusão de seu IPO, ocorrido no mês de agosto.

No período, a companhia demonstrou qualidade dos indicadores financeiros. A receita líquida total atingiu R﹩ 1.495,8 milhões, um crescimento de 23,5% em relação ao terceiro trimestre de 2020 (3T20). O lucro bruto consolidado foi de R﹩ 266,3 milhões - com margem de 17,8%, superior ao registrado no ano anterior, e crescimento de 65,3%. Já o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, amortizações e depreciações) ajustado do trimestre chegou a R﹩ 118,9 milhões, um crescimento - em bases anuais - de 33,5%. Considerando a visão proforma incluindo as aquisições de Tecno4, PS e FW concluídas em 1º de novembro, o Ebitda ajustado do trimestre teria sido de aproximadamente R﹩ 130 milhões. O lucro líquido ajustado foi de R﹩ 80,5 milhões, com crescimento de 153,1% em relação ao terceiro trimestre de 2020. A Viveo permanece com o caixa robusto, com ciclo de 48 dias no trimestre, uma diminuição de seis dias em relação ao terceiro trimestre do ano passado.

O avanço nos resultados ocorreu por meio de crescimento orgânico e por novas aquisições realizadas pela empresa durante o período.

Ecossistema: novas aquisições e execução eficiente da estratégia de expansão

Com o objetivo de aumentar a presença em mercados adjacentes de alto potencial, após o encerramento do trimestre, a Viveo anunciou mais cinco aquisições: Tecno4, Pointmed, Apijã Produtos Hospitalares Laboratoriais e Assistência Técnica, da Laborsys Produtos Diagnósticos e Hospitalares LTDA e da Macromed Produtos Hospitalares LTDA. A aquisição das empresas faz parte da estratégia da companhia de ampliar o portfólio para atender aos grandes players do mercado de saúde. Cada vez mais, a Viveo busca atuar em três vertentes: produtos descartáveis, negócios de distribuição para hospitais, clínicas e laboratórios e serviços e tecnologia. As empresas adquiridas são referência nos setores de distribuição de reagentes para laboratórios, controle de infecção, anestesia, central de material e esterilização, paramentação, gerenciamento de feridas, exames point of care, entre outros.

Emissão de 530 milhões de reais em debêntures

Em outubro, a Viveo também realizou uma quarta emissão de debêntures simples, não conversíveis em ações, no valor de R﹩ 530 milhões. Os recursos líquidos obtidos pela emissão dos títulos serão utilizados integralmente para capital de giro ou alongamento de dívida de curto prazo. Sobre o valor nominal unitário ou saldo do valor nominal unitário, conforme o caso, os juros remuneratórios corresponderão 100% a variação acumulada das taxas DI + 1,70 ao ano. O principal será amortizado em 4 parcelas anuais e consecutivas, após 4 anos de carência, sendo o primeiro pagamento em novembro de 2025. As debêntures terão vencimento em sete anos contados a partir da data de emissão.

Compromisso com o meio ambiente

A Viveo conquistou a Certificação Internacional REC Standard (I-REC). O selo reconhece que, durante 2020, 100% da energia consumida pela companhia foram provenientes de fontes renováveis, o que representou a redução de 3.685 toneladas de CO2 na atmosfera. A certificação demonstra o compromisso da empresa em ter uma conduta socialmente responsável e, assim, contribuir com a redução da emissão de gases de efeito estufa.

Outro destaque é o investimento da companhia em novos projetos, como a frota própria 100% verde e embalagens retornáveis que chegarão ao mercado no 4T21

Os resultados elencados até aqui podem ser utilizados como parte das iniciativas relacionadas a ESG (Environmental, Social and Governance) que a empresa tem colocado em prática.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar