faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Aplicativo MedRoom - InCor de treinamento com 3D já está disponível para médicos e estudantes

Aplicativo MedRoom - InCor de treinamento com 3D já está disponível para médicos e estudantes
Utilizado com sucesso na capacitação on-line em UTI´s de tratamento de Covid-19, versão atual da plataforma traz casos clínicos inéditos

A pandemia do Coronavírus impactou o sistema de saúde global e, a partir de muitas pesquisas e inovações, essa área conseguiu reagir para tratar de quem precisava, treinar seus profissionais e produzir as vacinas.

No Brasil, a parceria entre a healthtech MedRoom, que criou um dos mais completos modelos do corpo humano em 3D do mundo e usa a Realidade Virtual para o aprendizado, e o InCor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP) evoluiu o patamar dos treinamentos de profissionais de saúde na pandemia com o uso de 3D. 

O aplicativo, que agora está disponível para profissionais da área e estudantes, foi implementada ao longo de 2020 como ferramenta de treinamento on-line do projeto TeleUTI InCor, que capacitou e assessorou profissionais de unidades de terapia intensiva de hospitais públicos paulistas, para tratamento de pacientes graves de covid-19, seguindo protocolos de atendimento validados pelas principais universidades do País (USP, Unicamp, Unesp e Unifesp) e pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. 

“A pandemia trouxe diversos desafios para a área de UTI, dentre eles, o de treinarmos rapidamente inúmeros profissionais no manejo de pacientes graves afetados pela Covid-19. Desenvolver dentro do nosso projeto TeleUTI InCor um aplicativo de treinamento, simulação, educação e atualização das equipes multiprofissionais foi uma das premissas para trabalharmos com a MedRoom nesse projeto”, afirma Prof. Dr. Carlos Carvalho, diretor da UTI Respiratória do InCor.

"Não se tratava de criar apenas um aplicativo e conteúdo usando modelagem, pois essa tecnologia já está disponível há algum tempo. Mas a inovação que é relevante vem de agregarmos tecnologias existentes para desafios novos como foi a pandemia. Buscar um novo método de capacitação com simulação realística, educação de impacto e conteúdo especializado foi um grande desafio que nossas equipes do InovaInCor e da área pulmonar do InCor, bem como a equipe da MedRoom, aceitaram encarar", pontua Guilherme Rabello, head de inovação do InovaInCor.

O CTO e cofundador da MedRoom, Sandro Nhaia, fala sobre o trabalho técnico para esta solução: “estamos muito felizes com esse novo passo do treinamento no aplicativo que desenvolvemos junto ao InCor. Neste ano, mais profissionais poderão ter acesso aos nossos conteúdos e, por meio dessa plataforma, aprimorarem-se ainda mais para salvar vidas. Nós da MedRoom pensamos em cada detalhe que é transmitido na tela”. 

A nova versão contará com algumas novidades como acesso mobile, conteúdos de introdução à anatomia e também 3 casos clínicos para treinamentos.

Mais informações sobre o TeleUTI pelo contato: [email protected]

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar