O governador Geraldo Alckmin (PSDB) confirmou neste fim de semana, durante visita ao Vale do Paraíba, a construção de um hospital público em São José e de um Hospital Regional no Litoral Norte.
A implantação das duas novas unidades de saúde foi prometida pelo político tucano durante a campanha do ano passado.
Segundo o governador, São José tem que ter um hospital estadual para poder atender a população. Ele ressalta que será intensificado as áreas necessárias, mas já está claro que são ortopedia, cirurgias e neurologia
Questionado se será construído o hospital ou aproveitado prédio próprio, o governador afirmou que as duas possibilidades estão sendo analisadas no momento.
Integração
O secretário de Estado da Saúde, Giovanni Cerri, que acompanhou Alckmin na visita à região, afirmou que há grande chance de o Estado construir a unidade, que terá característica regional, em terreno ao lado do Hospital Municipal, na Vila Industrial, zona leste da cidade.
De acordo com ele, uma possibilidade que agrada é fazer o hospital junto ao municipal para que possam trabalhar de forma articulada. O estadual faria a parte de média e alta complexidade e o municipal, de média e baixa. Dessa forma, trabalhariam de forma complementar e toda a estrutura de saúde estaria próxima.
Prioridades
Segundo Cerri, a ideia é que as obras do hospital de São José e do Hospital Regional do Litoral Norte comecem já no ano que vem.
Ele explica que são três ações na área de saúde que estão no projeto de construção. O novo hospital de São José, o saneamento do Hospital Universitário de Taubaté com a integração com o Hospital Regional e a implantação de uma estrutura hospitalar regional no Litoral Norte.
*Você está participando do Referências da Saúde? Ainda não? Para entrar no estudo que engloba todos os players do setor, basta enviar e-mail para: [email protected]