A participação na Consulta Pública 70 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que prevê a rastreabilidade em estabelecimentos de saúde termina no dia 10 de setembro. A proposta é que haja um melhor gerenciamento e monitoramento de produtos como medicamentos, insumos farmacêuticos, produtos para saúde, produtos de higiene e saneantes, da aquisição ao descarte.
Dividida em três anexos, a Consulta prevê as exigências para o gerenciamento de medicamentos; as regras de produtos para saúde, de higiene e saneantes; e especificidades para equipamentos de saúde. De acordo com a proposta, todos os serviços de saúde devem elaborar planos de gerenciamento de seus produtos e equipamentos, que serão avaliados anualmente pelo estabelecimento. Os planos precisarão abranger todas as etapas de planejamento dos recursos físicos e materiais, assim como a capacitação dos recursos humanos envolvidos.
A possibilidade de rastreabilidade, em todas as fases do gerenciamento, é outra exigência proposta no texto. O serviço de saúde deve possuir protocolos e procedimentos padronizados, atualizados, registrados e acessíveis aos profissionais envolvidos nas atividades de gerenciamento. Essa documentação deverá permanecer arquivada durante os prazos estipulados na possível norma.
Como participar: Envie suas sugestões para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária/Gerência-Geral de Tecnologia em Serviços de Saúde: SEPN 515, Bloco “B”, Ed. Ômega, Asa Norte, Brasília, DF, CEP 70.770-502; para o fax (61) 3448-1206 ou, ainda, para o e-mail [email protected] . Também é possível enviar sugestões pelo Fórum da Anvisa.
Anvisa abre Consulta Pública sobre Rastreabilidade em estabelecimentos de saúde
Prazo para enviar sugestões termina no dia 10 de setembro
Tags