Citando a Organização de Saúde referência mundial para os processos de qualidade, acreditação e segurança do paciente, a International Society for Quality in Health Care ? ISQua, que me apresento neste mais novo hobby de blogueiro. De agora em diante estarei sempre por aqui para trazer a vocês o que tem acontecido o Brasil no mundo quando focamos Acreditação e Segurança do Paciente.
Estive por uma semana em Hong Kong ( o lado da China que fala Inglês ) participando da 29ª Conferência Internacional da ISQua. Esta é organização responsável por acreditar mundialmente os Programas de Acreditação Nacionais e Internacionais tem como visão orientar as organizações de saúde para a melhoria contínua e segurança dos cuidados através da disseminação do conhecimentos baseado em evidências científicas.
Faz quatro anos que vou a esta Conferência Internacional e tem valido a pena cada centavo gasto para tal. Este ano Hong Kong recebeu a Conferência Internacional da ISQua, que reuniu mais de 1.000 trabalhos científicos, quase 2.000 pessoas de mais de 86 diferentes países ( em sua maioria com programas de acreditação nacionais ). Acreditem até o Butão ( o país que tem como indicador a felicidade da população ) estava por lá querendo aprender como desenhar uma assistência mais segura a sua população. Foram dias de troca de informações, conceitos e boas práticas sobre o impacto da qualidade na assistência e segurança do paciente. Tivemos excelentes apresentações como, por exemplo, a do Ph. Dr. Charlie Shaw, que apresentou uma pesquisa científica comparando 44 programas de acreditação nacionais. Para nossa surpresa este trabalho identificou a ONA como o terceiro país com o menor custo no processo de acreditação e o terceiro maior programa de acreditação no mundo em números de visitas perdendo somente para Japão e França.
Outro destaque importante na conferência foi a apresentação do braço internacional da Accreditation Canada com o seu novo programa (que estará a nossa disposição aqui no Brasil em 2.012) desenhado com 11 países o Qmentun Internacional, o nome Qmentun significa: a qualidade no momento, é o que há de top em relação a certificação do cuidado no mundo e tem como missão tornar as Instituições Acreditadas como as melhores do mundo.
Mas em todas as discussões os temas que eram mais polêmicos e onde todos se esforçavam para identificar soluções, não são novidades para nós aqui no Brasil. Sabe quais as grandes dificuldades do programas de acreditação hoje? Como envolver a Cátedra na capacitação de nossos profissionais no que tangem a qualidade e segurança do paciente, como envolver a Alta Administração nos processos de Acreditação, como mensurar a redução de custos da assistência pelas Instituições de Saúde após a Acreditação (pois esta redução é fato) e como envolver o médico nos programas de acreditação e segurança do paciente.
Para terminar nosso trabalho realizado em conjunto com a Universidade de Ottawa e Ottawa Hospital também teve excelente repercussão, apresentamos como a implementação do Bundle da Pneumonia associada à Ventilação Mecânica (PAV) em 06 Hospitais Brasileiros melhorou em 36% nas taxas de ventilação mecânica. Para saber mais sobre intervenções como esta que evitam danos e salvam vidas, visite o site do Programa Brasileiro de Segurança do Paciente e cadastre sua instituição: www.segurancadopaciente.com.
A única coisa ruim de todo o congresso é que éramos somente 08 brasileiros presentes, espero que em outubro de 2012 em Geneve sejamos muito mais e tenhamos dezenas de trabalhos apresentados.