Segundo um estudo apresentado no último congresso da Ispor  (International Society for Pharmacoeconomics and Outcomes Research), no Brasil, o diabetes é responsável por cerca de um milhão de hospitalizações a cada ano no Sistema Único de Saúde, gerando custo médio anual de internações de 1,17 a 1,78 bilhão de reais ao SUS.
Coordenado pelo Prof. Dr. Roger Rosa, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e com o apoio das farmacêuticas Bristol-Myers Squibb e AstraZeneca, o estudo  intitulado ?Estimated hospitalizations attributable to diabetes mellitus in Brazilian public healthcare system (SUS) between 2008-2010?[1] teve o objetivo de estimar o número de hospitalizações decorrentes do diabetes mellitus e os custos gerados por essas internações. ?Por ano são realizadas algo entre 900 mil e 1,3 milhão de internações no SUS, o que corresponde a aproximadamente 47 a 71 internações a cada 10 mil habitantes. Isso significa um custo de 1,17 a 1,78 bilhão de reais?, afirma o Dr. Rosa.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), hoje já são mais de 300 milhões de pacientes e a previsão é que esse número aumente em mais de 50% nos próximos 10 anos, fazendo da doença a sétima principal causa de morte até 2030. A falta de adesão ao tratamento e às recomendações médicas podem ser causas do controle inadequado da doença.