O Ministério da Saúde inaugurou nesta quinta-feira, 2 de janeiro, em Botucatu, a 94ª unidade do Programa Farmácia Popular do Brasil. Por meio de uma parceria entre o Ministério da Saúde e a prefeitura municipal, a farmácia repassará à população medicamentos a preço de custo, adquiridos pela Fundação Oswaldo Cruz, exclusivamente para o programa.
A estimativa é que 120 mil pessoas sejam beneficiadas pela unidade, que conta com, no mínimo, 95 itens de medicamentos e produtos farmacêuticos correspondentes a duas mil apresentações comerciais.
Em todo o estado de São Paulo, o governo federal já inaugurou 34 unidades, sendo 17 delas só na capital. Outras 36 estão credenciadas ao programa, ou seja, em processo de implementação em alguns municípios de São Paulo. Com a inauguração de hoje, o Farmácia Popular passa a contar com 94 unidades em todo o país. Outras 271 aderiram ao programa, ou seja, estão aptas para serem instaladas. Somando-se as 94 farmácias já inauguradas, são 365 adesões até o momento. A expectativa é que 500 farmácias populares estejam em pleno funcionamento em todo o país até o final deste ano.