O sistema de saúde tem sido colocado à prova em função dos desafios recentes que o mundo teve que enfrentar e a tecnologia desempenha papel estratégico e estrutural para as evoluções desse setor. Nesse contexto, as oportunidades que envolvem a cadeia de interação entre a área de saúde e os usuários (pacientes, beneficiários de planos, profissionais da área, clínicas e hospitais) têm chamado a atenção das empresas, que ditam um ritmo intenso de inovação de desenvolvimento.
É o caso da Take Blip, plataforma de interações inteligentes entre marcas e consumidores nos principais aplicativos de mensagem, que participa do HIS – Healthcare Innovation Show 2022 e é um dos patrocinadores do evento que acontece de 21 a 22 de setembro, no São Paulo Expo.
“A telemedicina nunca esteve tão evoluída e novas formas de interação entre médicos e pacientes surgem a todo instante. E não estamos falando simplesmente de atendimento virtual: a tecnologia preditiva com capacidade de identificar qual tipo de vulnerabilidade teremos anos à frente já é uma realidade”, analisa o head of Financial & Health da Take Blip, Rodrigo Battella.
Como explica o executivo, a tecnologia já está integrada à realidade de pacientes e profissionais da saúde. “A condição de analisar padrões de imagem de forma assertiva, minimizando o esforço humano na triagem de diversos exames já deixou de ser novidade, isso sem falar nas diversas soluções de hardwares para realizar exames à distância e softwares de monitoramento de pacientes com interação em real time com médicos e especialistas. Tenho amigos que já usam monitoramento cardíaco em seus “smartwatches”, que estão conectados com os seus cardiologistas. Qualquer sintoma ou batimento atípico durante um treino de bicicleta ou corrida, por exemplo, desperta um alarme para o médico, o que facilita o monitoramento e a “gestão em real time” de seus pacientes”, exemplifica Battella.
Tendências
Quando o assunto é a troca de mensagens e eventos entre sistemas ou o universo da mensageria, como é chamado, o avanço se identifica em sistemáticas relacionadas ao agendamento de exames, confirmação de agendamento, legitimação dos usuários e entrega de resultados. “As marcas perceberam a eficiência dos canais de mensageria para facilitar a vida daqueles que precisam de consultas médicas e exames, trazendo para dentro desses canais, principalmente o WhatsApp, facilidade e conveniência para os usuários”, diz o head of Financial & Health da Take Blip.
Ele menciona como principais tendências para os próximos anos o desenvolvimento de soluções orientadas à experiência do cliente e atendê-los via serviços digitais, o desenvolvimento da comunicação integrada e simplificada entre clientes/pacientes e as empresas, a geração de dados estratégicos dos atendimentos para otimizar a comunicação e a segurança da informação, com tecnologias confiáveis e melhoramento das políticas de dados.
“O segmento de Saúde tem vivenciado uma demanda crescente, que passa pela transformação digital. Com isso, entendemos que o atendimento automatizado é peça fundamental para esse momento de evolução”, diz Battella, acrescentando: “um contato inteligente é uma ferramenta de omnicanalidade que conversa com os clientes/pacientes por meio de uma linguagem humanizada e que é capaz de tornar o atendimento automatizado ágil e eficiente, estando disponível para o cliente em qualquer momento que ele se conecte”.
Na visão de Battella, o contato inteligente gera um ciclo virtuoso, que beneficia cliente e empresa. “O contato inteligente elimina filas de espera, pois consegue atender várias pessoas ao mesmo tempo e está disponível 24 horas por dia. Com isso, desafoga a área de call center da empresa, que passa a atuar quando for necessário. Essa vantagem se tornou ainda mais importante para os negócios de Saúde com o contexto de Covid-19. Além disso, o contato inteligente armazena o histórico da conversa, fazendo com que o usuário tenha uma melhor experiência, sem precisar que ele repita o envio de informações e documentos, por exemplo”.
O Contato Inteligente oferece:
- Assistência ao paciente: auxilia o paciente em questões práticas do atendimento e descongestiona as linhas telefônicas, como agendamento de exames, consultas e retornos, informações de preparo de exames e cirurgias, FAQ.
- Assistência financeira: com possibilidade de oferecer soluções aos clientes como parcelamento de exames/ cirurgias, negociação de dívidas e emissão de segunda via de boleto.
- Pesquisa de satisfação: envia, de forma automática, pesquisas de satisfação após a conclusão do atendimento.
- Conveniência, incentivo e eficiência: automatização de ações como confirmação de agendamento e consequente redução de no-show, envio de resultados de exames, campanhas sazonais, como de vacinação da gripe.
- Concierge profissionais de saúde: O Contato Inteligente também pode ser usado para atendimento aos profissionais de saúde, apoiando-os em diversas áreas, como dúvidas sobre produtos e serviços, alteração de agendas/ confirmação de consultas, telemedicina, marcação de exames e muito mais.
Revolução da experiência
No HIS – Healthcare Innovation Show, a Take Blip focará em como as soluções conversacionais podem revolucionar a experiência dos clientes do setor de saúde. “Queremos nos aproximar de profissionais do segmento da saúde que estão focados em trazer inovação para a área. Como o HIS tem um público super qualificado também, definimos participar este ano”.
A 8ª edição do HIS – Healthcare Innovation Show apresentará mais de 50 horas de conteúdo com a participação de 200 especialistas do Brasil e do exterior, entre profissionais de saúde, gestores, executivos e acadêmicos que vão debater sobre os mais variados aspectos da inovação, tecnologia, empreendedorismo, negócios e finanças aplicadas à saúde.
Para saber como participar do evento e ver a programação completa, acesse o site do HIS – Healthcare Innovation Show