O presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Paulo Lustosa, anunciou ontem (14/02), a liberação de mais de R$ 52 milhões no mês de fevereiro, para a atenção à saúde dos povos indígenas. Do montante, R$ 23 milhões serão pagos já nesta semana. Os recursos serão aplicados em 21 dos 34 Distritos Sanitários Especiais de Saúde Indígena (Dseis) e no pagamento de organizações não governamentais (ONGs) que atuam em parceria com a Funasa. A escolha dos Dseis e o valor dos recursos foram baseados no levantamento feito por técnicos da Funasa para as áreas que precisam de investimentos urgentes.
Dentre as ações prioritárias, destacam-se o combate de malária e tuberculose, a realização do primeiro inquérito nutricional em áreas indígenas e a saúde da mulher.
O investimento também é destinado à compra de medicamentos, suficiente para um período de três meses, e o pagamento de mais de mil horas de vôo para transporte das equipes de saúde às aldeias mais afastadas e de indígenas que necessitem de tratamento fora das aldeias.