O governo açoriano anunciou nesta quinta-feira, 9 de outubro, um investimento no valor de ? 4,4 milhões na aplicação do Sistema de Informação da Saúde, que contempla o recurso à telemedicina e um processo clínico eletrônico único para cada paciente. O sistema de Informação da Saúde permitirá melhor racionalização e maximização dos recursos humanos, técnicos, matérias e financeiros do Serviço Regional de Saúde.
Além da utilização de ferramentas eletrônicas na área da telemedicina, o projeto inclui a introdução de um processo clínico eletrônico único para cada paciente, com princípios da segurança e confidencialidade.
O novo sistema permitirá ainda que os pacientes recebam as chamadas ?faturas amigáveis?, que discriminam os custos para o Serviço Regional de Saúde dos cuidados prestados gratuitamente, para permitir que tenham conhecimento do valor real dos cuidados que recebeu.
Também estão previstos novos canais de acesso à saúde, através da criação de um call-center que vai tornar mais ágil a marcação de consultas e vai diminuir o tempo de espera. O sistema deverá estar totalmente instalado dentro de um ano e meio.
Tags