Eleito pela comunidade acadêmica da Universidade Federal do Espírito Santo, Gerson Marino assume na última segunda-feira, 7, a direção do Hospital Universitário Cassiano Antônio de Morais (Hucam), conhecido como Hospital das Clínicas do Espírito Santo. O executivo ficará no lugar do médico João Batista Pozzato, que dirigiu o Hucam nos últimos quatro anos.
Durante a solenidade de posse, o diretor apresentou as metas durante a própria gestão. Entre as necessidades e prioridades, Marino aponta que toda a necessidade do hospital está acerca de recursos humanos, ou seja, contratação de profissionais. Para atingir a excelência nos serviços, o diretor aposta nisso e aguarda a liberação dos recursos por parte do governo federal.
De acordo com o hospital, há uma defasagem de 180 profissionais, entre técnicos e enfermeiros, excluindo os médicos, ao avaliar do ponto de vista de demanda de atendimento.
Atualmente, a entidade possui 1,2 mil servidores e 300 leitos. O Ambulatório e o Pronto-Socorro atendem 21 mil pacientes por mês.
Com um orçamento de R$ 1,9 milhão, o hospital compra remédios, faz reformas de edificação e adquire aparelhos, além de pagar outras demandas distintas da folha de pagamento.
A verba é encaminhada pelo Ministério da Saúde, enquanto o pagamento dos servidores é feito pelo Ministério da Educação.