– um número de mortes, que foi quase quatro vezes superior à média total anual para os sete anos anteriores. Segundo a Nações Unidas “Estratégia Internacional para Redução de Desastres (UNISDR), dois fenômenos naturais foram grandes responsáveis por estes números obtidos: o Ciclone Nargis, que deixou mais de 138 mil pessoas mortas ou desaparecidas em Mianmar, e o terremoto no sudoeste da China, que deixou 87.476 pessoas mortas.
Deixe o seu comentário sobre esta notícia
Tem mais informações sobre o tema? Então, clique aqui
Juntamente com outros eventos relacionados com a meteorologia, as inundações se mantiveram um dos mais frequentes desastres no ano passado. Em 2008, catástrofes movimentaram um custo de 181 milhões de euros.
O terremoto Sichuan sismo teve danos estimados em 85 bilhões de euros, contra 30 bilhões de euros causados pelo furacão Ike, nos Estados Unidos.
Embora apenas 11% das pessoas expostas aos perigos naturais vivem em países em desenvolvimento, elas representam mais de 53% das mortes globais devido a catástrofes naturais.
Baseado nos números de 2008, a OMS desenvolveu para este ano a importância de investir em infra-estrutura sanitária que pode suportar riscos e servir as pessoas em necessidade imediata. Eles também estão solicitando os serviços de saúde para implementar sistemas internos para responder a emergências, como incêndios e garantir a continuidade dos cuidados.