Empresa de tecnologia com base na Espanha, a Indra tem ambições de tornar seu nome mais conhecido no Brasil e na área da saúde. Os primeiros passos já foram dados esta semana, por meio de uma parceria com a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD). A Indra treinará fisioterapeutas da AACD no uso de duas tecnologias desenvolvidas e oferecidas gratuitamente na internet pela empresa, o Headmouse e o Teclado Virtual. As duas soluções têm a intenção de facilitar o acesso às pessoas com deficiência física às tecnologias da informação e comunicação, como a internet, e foram instaladas em uma sala reformada e equipada pela Indra. “Temos consciência do impacto da tecnologia no mundo”, afirma o diretor de RH para Brasil, Osvaldo Pires. “A sustentabilidade é parte do plano diretor da empresa, medido como todas as outras nove áreas da gestão.” Com mais de 29 mil profissionais, a empresa tem foco na inovação, setor que recebeu um investimento na casa dos 152 milhões de euros em 2008.
A parceria com a AACD é parte desse projeto de inovação. Segundo Pires, a AACD foi escolhida por ser o nome mais conhecido e respeitado na assistência aos deficientes no Brasil. Ou seja, o nome da AACD pode colaborar com a divulgação do Headmouse e do Teclado Virtual, que são distribuídos gratuitamente na internet, além do próprio nome da multinacional. “O objetivo é atingir o maior número possível de pessoas. Até hoje, foram realizados mais de 500 mil downloads.”
Atuação e planos
A Indra atua em mais de 100 países e em 2008 suas vendas atingiram 2.380 milhões de euros. No setor da saúde no Brasil, o foco da empresa tem sido o setor público e o carro-chefe é o prontuário eletrônico. “No setor privado há uma grande quantidade de empresas que podem atender essa demanda. Mas no setor público há uma carência”, explica o diretor de Administração e Saúde da Indra, Marcello Freite Palha. Segundo o diretor, o ano de 2009 é o momento de investir e de se realizar poucos negócios, por ser um ano eleitoral. “Mas até 2011 queremos ser a maior unidade da Indra fora da Espanha. Temos um grande desafio pela frente.”
Assista a entrevista com o diretor de Administração e Saúde da Indra, Marcello Freite Palha no nosso webcast.
Você tem Twitter? Então, siga http://twitter.com/SB_Web e fique por dentro das principais notícias do setor.