O Hospital e Maternidade MadreCor investiu R$ 300 mil em dois novos aparelhos para o setor de imagem. Comprou um ecocardiógrafo e um aparelho de ultrassonografia. Segundo o cardiologista José Rafael Vieira Júnior haverá, com o ecocardiógrafo, maiores possibilidades diagnósticas na área de cardiologia do instituto.
O aparelho oferece três novos exames à população. Além da Ecocardiografia bidimensional com doppler; da Ecocardiografia bidimensional com mapeamento de fluxo em cores e do Ecodoppler de carótidas, agora o ImaCor tem condições de realizar o Ecodopplercardiograma transesofágico, o Ecocardiograma com estresse farmacológico e o Ecocardiograma com doppler tissular.
“Com o doppler tissular, nós conseguimos fazer a avaliação de dissincronia ventricular para implante de ressincronizador cardíaco (um tipo de marcapasso usado nos casos de insuficiência cardíaca associados a bloqueios)”, explicou, em comunicado, o Dr. José Rafael do hospital.
Já o transesofágico permite avaliar trombos intracardíacos, melhor análise da aorta torácica, avaliação de Shunts (pesquisa de sopros cardíacos). O aparelho também provê maior segurança na reversão de fibrilação atrial para o ritmo sinusal (ritmo normal do coração), além de ajudar nas pesquisas de causas de acidentes vasculares cerebrais.
O Ecocardiograma de estresse avalia o risco de obstrução das artérias coronárias, aumentando a precisão na indicação de cateterismos cardíacos e angioplastias coronarianas.
Você tem Twitter? Então, siga http://twitter.com/#!/sb_web e fique por dentro das principais notícias de TI e telecom.