Um acordo entre Brasil e Argentina possibilitará a construção de uma fábrica de medicamentos e kits de diagnósticos para várias doenças. A planta industrial será instalada na Argentina, com investimento dos dois países, conforme acertado pelos ministros da Saúde do Brasil, Saraiva Felipe, e da Argentina, Ginés González García. Serão responsáveis pela execução dos projetos a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Administração Nacional de Laboratórios e Instituto de Saúde da Argentina (Anlis).
A situação jurídico-administrativa será analisada por uma comissão binacional. Do lado brasileiro, a comissão é coordenada pelo secretário de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde do Brasil, Moisés Goldbaum. Os técnicos argentinos serão liderados pelo chefe de Gabinete de Assessores do Ministério da Saúde e Ambiente da Argentina, Leonardo di Pietro.
Este é um acordo de cooperação ampla, que envolve troca de experiências, cooperação técnica e pesquisas conjuntas, entre outras atividades. Inicialmente, os esforços serão concentrados na fabricação de kits de diagnósticos e, posteriormente, de vacinas e medicamentos.