Com investimento de R$ 8 milhões do Ministério da Saúde, foi inaugurado nesta quarta-feira (23) o Hospital da Criança de Brasília (HCB) José Alencar pelo ministro Alexandre Padilha e pelo governador Agnelo Queiroz. A unidade, que terá capacidade para atender 27 mil pacientes por mês, oferecerá assistência oncológica aos usuários do SUS como também tratamento para doenças crônicas e relacionadas a rins, coração e fígado
O hospital terá gestão compartilhada entre o GDF e a Abrace (Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias). Os aportes feitos pelo ministério serão investidos na compra de equipamentos de última geração, o que contribuirá para tornar o hospital um dos centros mais modernos do país em tratamento de câncer infanto-juvenil.
Durante a inauguração da unidade, o ministro Alexandre Padilha destacou a importância do atendimento humanizado. ?É muito importante ter equipamentos modernos; mas, a alma deste hospital são seus profissionais de saúde. Então, peço que eles atendam cada criança como se fosse um filho, um neto, como se fosse um parente seu. Isso certamente ajuda na recuperação do paciente?, destacou o ministro.
A coordenação técnica da assistência aos pacientes do HCB será feita por uma comissão formada por profissionais de saúde, gestores e usuários. A orientação é que as crianças atendidas pelo hospital sejam encaminhadas por um médico da atenção básica que atue uma equipe do Saúde da Família ou em uma Unidade Básica de Saúde do SUS.
Fonte: Agência Saúde
Tags