O que pensam os usuários sobre o Sistema Único de Saúde? Esta pergunta está sendo feita a usuários do SUS e do Programa Saúde da Família (PSF) numa pesquisa de opinião que abrange oito capitais e suas regiões metropolitanas: Belo Horizonte, Goiânia, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. A pesquisa do Ministério da Saúde em âmbito nacional está a cargo da Secretaria de Gestão Participativa (SGP), em convênio com a Fundação Universitária de Brasília (Fubra), vinculada à Universidade de Brasília. A coleta e a análise dos dados servirá como subsídio à tomada de decisões dos gestores na construção e implementação das políticas do SUS, coerente com o modelo de gestão democrática e participativa do Governo Federal, o que envolve e controle social do Sistema Único de Saúde.
A estrutura dos questionários envolve seis dimensões do atendimento: infra-estrutura, acolhimento, relação usuário-profissional de saúde, eficácia, territorialidade, informação e participação na gestão. As entrevistas realizam-se na porta das unidades de saúde e, para os internados, em enfermarias e apartamentos, em condições que preservam o sigilo, a intimidade, os cuidados médicos e o horário de visitas. Os entrevistados são pacientes escolhidos entre os que se submetem a atendimento básico, e de média e alta complexidade ou acompanham o tratamento de menores de 12 anos. São excluídos pacientes de serviço de saúde mental, de unidades de tratamento intensivo ou atendidos em Pronto Socorro.
SBF 2026 fortalece rede de embaixadores para ampliar visão estratégica