Eliete Bouskela, professora titular e pesquisadora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), tornou-se a primeira mulher brasileira a ocupar uma cadeira na Academia Francesa de Medicina.

Deixe o seu comentário sobre esta notícia

Tem mais informações sobre o tema? Então, clique

Fundada em 1820, a agremiação é uma das mais tradicionais instituições de saúde deste gênero em todo o mundo. Com extensa experiência na área de fisiologia cardiovascular, Eliete Bouskela foi eleita em reconhecimento por seu trabalho a frente do Laboratório de Pesquisas em Microcirculação da Uerj.

Com uma votação expressiva, sendo 82 votos favoráveis entre os 86 possíveis, a pesquisadora brasileira tomará posse no próximo dia 16 de dezembro, na sede da Academia Francesa de Medicina, em Paris.

Eliete foi eleita na categoria “Membro correspondente estrangeiro” na área de ciências biológicas e farmacêuticas que tem, entre seus titulares, o ganhador do Nobel da Medicina deste ano, o virologista francês Luc Montagnier, responsável pela descoberta do vírus da Aids há 21 anos.