Chairman da Advamed (The Advanced Medical Technology Association) e chairman e CEO da Edwards Lifesciences, Michael A. Mussallem se pronunciou sobre as tendências globais no mercado de saúde e também sobre o sistema de saúde norte-americano com a experiência de quem participou de reuniões com o presidente Barack Obama sobre o projeto de renovação da saúde. “A população norte-americana quer ver mudanças na economia, mas o presidente sabe que para reformar a economia é preciso reformar o sistema de saúde”. Segundo Mussallem, o setor significa um sexto da economia dos EUA.

Como chairman da Advamed, que possui 6 mil empresas associadas, o executivo também falou das dificuldades mundiais no assunto saúde, como a elevação dos custos e o envelhecimento da população, e o consequente aumento de doenças crônicas – responsáveis por 70% dos custos de saúde nos EUA. Para Mussallem, a tecnologia tem muito a contribuir nestes casos, mas é preciso haver uma parceria com um sistema de saúde eficiente. “O sistema de hoje cuida do paciente quando ele está no hospital, mas não há nenhum cuidado quando ele vai para casa”, comentou.

Segundo o chairman, a indústria tem gastado muito com a adequação de seus produtos para comercialização. “Se houvesse uma padronização nos requerimentos e acontecesse um acordo entre países e suas agências regulatórias, seria muito mais eficiente. Além de baixar o custo do próprio produto.” Estes e outros assuntos foram abordados na entrevista exclusiva que o Chairman da Advamed concedeu a revista Saúde Business, edição 11.

* Michael A. Mussallem foi palestrante do XV Fórum de Debates, promovido pelas entidades: Abraidi, Abimed, Abimo, CBDL e Sinaemo no último dia 6 em São Paulo (SP)