faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Aumento das buscas por médicos no Google impulsiona investimento em SEO no setor de saúde

SEO no setor de saúde.jpg

Estratégias de otimização de mecanismos de busca tornam-se cruciais para reduzir custos de aquisição de clientes em empresas de saúde.

Com o aumento significativo nas buscas por médicos na internet nos últimos anos, empresas do setor de saúde estão apostando em estratégias de SEO (Search Engine Optimization) para otimizar sua presença online e reduzir os custos de aquisição de clientes.

De acordo com estudos recentes, as buscas por médicos na internet cresceram em média 50% nos últimos quatro anos. O Google, em particular, é o meio mais citado por 47% dos respondentes para obter informações sobre questões de saúde, como sintomas e doenças.

"Neste contexto, estratégias como SEO se tornam fundamentais para que as empresas possam aumentar sua presença online e melhorar seu ranking nos resultados de pesquisa, o que impacta em um maior tráfego orgânico para seus sites", destaca João Lee, CEO da Simplex, startup especializada em aumento de tráfego, conversão e vendas online.

Uma empresa que obteve sucesso com essa abordagem é a Melvi, uma healthtech que conecta pacientes a profissionais de saúde especialistas. Após seis meses de campanha focada em SEO, a empresa viu um retorno sobre o investimento de mais de 50% e uma redução de 40% no custo de aquisição de clientes.

"Com esta constatação, entendemos que era preciso investir em uma estratégia de SEO para aumentar a presença nos resultados de pesquisa de forma orgânica. Em praticamente um mês percebemos o aumento do fluxo de visitas orgânicas do site, que passaram de 10% para 20%. Nosso Custo por Clique (CPC), por exemplo, caiu de R$5,37 para R$3,52, se refletindo na redução do Custo de Aquisição de Clientes (CAC)", relata João Baccarin, head de Growth da Melvi.

Ao contrário de outras formas de publicidade online, o SEO é uma estratégia de longo prazo, construindo uma base sólida para o crescimento contínuo do tráfego orgânico ao longo do tempo. Isso significa que as empresas podem colher os frutos do SEO por um período prolongado, gerando um retorno sobre o investimento duradouro e sustentável.

"O SEO não deve ser usado como único motor para a conversão de vendas. Ele existe para gerar tráfego qualificado e aumentar a relevância do domínio, o que consequentemente aumenta as chances de conversão das vendas", explica João Lee.

Portanto, o investimento em SEO está se tornando uma tendência cada vez mais forte no setor de saúde, onde empresas buscam não apenas atrair clientes, mas também estabelecer uma presença digital sólida e duradoura.