faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Unimed Tatuí aposta em plataforma intuitiva para gestão de vendas

SMark_divulgação.jpeg
Parceria com SMark CRM resultou em maior controle de dados e eficiência no atendimento

Pioneira no Brasil em CRM para gestão de vendas, a SMark tem conquistado clientes entre os planos de saúde nas regiões Sudeste e Sul do país. É o caso da Unimed Tatuí, que atende seis cidades do interior de São Paulo - Tatuí, Porangaba, Quadra, Capela do Alto, Cesário Lange e Iperó. Como parte do sistema Unimed, a unidade tem grandes responsabilidades. Afinal, a companhia foi reconhecida 28 vezes consecutivas pelo Prêmio Folha Top of Mind, maior estudo de lembrança de marca da América Latina. 

Com um nome tão importante no mercado de planos de saúde, a Unimed Tatuí encontrou-se diante da necessidade de otimizar sua gestão de vendas. O processo já está acontecendo há alguns anos, mas parece ter encontrado agora seu destino final na plataforma SMark CRM em meados de setembro de 2020. Segundo o Coordenador de Vendas da Unimed Tatuí, Rafael Rodrigues, antes o controle de vendas era feito de forma tradicional, na base do papel. “Para o vendedor era mais fácil levar seu caderninho e fazer suas anotações do que abrir o computador, conectar-se à internet e registrar os dados em uma planilha”, conta. 

Esse modelo causava problemas, pois os documentos poderiam ser perdidos, jogados fora ou simplesmente esquecidos, fazendo com que a organização perdesse clientes em potencial. No entanto, a parceria com a SMark trouxe a informatização com mais força para a Unimed Tatuí. “Viemos desse cenário lá da época da pedra, anotando no papelzinho”, brinca Rodrigues, “Até o momento que estamos vivendo hoje de uma tecnologia mais inteligente e que nos permite fazer um melhor controle das informações”.

A escolha da empresa ocorreu por meio da indicação de outras unidades da Unimed em São Paulo. No estado, a SMark também atende a regional Leste Paulista, por exemplo.  “Ao percebermos a necessidade, partimos na busca de uma plataforma de gestão, porém algumas eram muito complexas e envolviam um investimento inviável”, conta o coordenador. Uma vez firmada a parceria com a SMark, a equipe recebeu um ciclo de treinamentos com encontros virtuais para aprender a utilizar o CRM e ajudar a personalizá-lo. “Fomos nos aprofundando em algumas rotinas e deixando a ferramenta mais específica para o nosso trabalho”, recorda Rodrigues.

Para o sócio e fundador da SMark CRM, Leandro Ceccato, a customização é uma das etapas mais importantes da implantação da plataforma. “Não basta ter uma ferramenta boa, ela precisa ser funcional para a empresa e fácil de aprender a usar”, comenta, “Se não for assim, a equipe não vai querer utilizá-la. Portanto, é muito importante personalizar a plataforma de acordo com o que a Unimed Tatuí precisa e atualizar a ferramenta sempre que necessário”.

Agora, a empresa tem a garantia de que a informação não irá se perder, pois está seguramente armazenada na plataforma. A Unimed Tatuí utiliza o SMark CRM, principalmente, para prospecção e gerenciamento do funil de vendas, além das oportunidades, ou seja, etapas do funil que ainda não estão ativas. O coordenador se diz contente com os benefícios trazidos pela parceria: “A principal vantagem é que ficamos com todas as informações registradas. Mesmo que eu esteja longe ou de férias, posso acessar a plataforma e acompanhar o que está em andamento, se a equipe interagiu, se há demanda pendente. Isso aprimora muito a nossa gestão”. 

Além disso, Rodrigues relata que a empresa tem utilizado alguns recursos de pós-vendas e que há a intenção de explorar cada vez mais as ferramentas disponíveis como, por exemplo, a assinatura digital. “No mundo de hoje, quem não está usando tecnologia acaba perdendo negócios. Com ferramentas como o SMark CRM, é possível fazer mais e melhor com menos recursos. A tecnologia não vai substituir as pessoas, e sim para nos ajudar a converter muito mais leads em novos negócios. Então, precisamos investir mais na área”, conclui.

Ciente do aquecimento do mercado de saúde e da necessidade cada vez maior da adoção de tecnologia para dar mais relevância às empresas, a SMark pretende triplicar a cartela de clientes na área de planos de saúde este ano. Liderada por Ceccato e Fábio Beckenkamp, a companhia soma mais de dez mil contratos gerenciados em sua plataforma atualmente.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar