faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Empresas que investem no bem-estar dos funcionários

Article-Empresas que investem no bem-estar dos funcionários

tres-maneiras-de-melhorar-a-saude-dos-funcionarios-com-analytics.jpg
bem estar - shutterstock

Atrair, motivar e reter talentos é o que as empresas mais buscam. Do outro lado, funcionários procuram por ambientes de trabalho que se sintam à vontade, estimulados, que proporcione qualidade de vida e que sejam criativos e dinâmicos.

De acordo com o estudo Tendências Globais de Capital Humano de 2018, realizado pela Deloitte, com 11 mil entrevistados, 86% dos funcionários esperam trabalhar em horários flexíveis, 67% querem um escritório com design que propicie bem-estar, 63% dos entrevistados gostariam de ter acesso a snacks saudáveis, enquanto 60% das pessoas adorariam um programa de suporte mental.

Já entre as empresas, 61% das entrevistadas afirmam que programas de bem-estar oferecidos melhoram a produtividade e os resultados financeiros da marca. 60% acreditam que eles ajudam a reter funcionários e 43% que ajudam a reforçar a missão e visão. 92% dos executivos entrevistados apontaram a atenção com o bem-estar como uma questão importante para as atividades profissionais no futuro.

De modo geral, as pessoas esperam que as empresas sejam cada vez mais responsáveis, não só como consumidoras, mas também como colaboradoras.

De olho nesse cenário, empresas brasileiras estão investindo cada vez mais em ações voltadas para melhoria da qualidade de vida dos próprios funcionários. Conheça algumas delas:

Liv Up, startup de alimentação saudável - Além de incentivar os consumidores a terem uma vida mais saudável, também permite uma qualidade de vida maior aos funcionários. Disponibiliza as próprias refeições e snacks para os colaboradores e conta com ações voltadas para o bem-estar e entretenimento deles. Como o "Living Up on the roof", projeto que incentiva atividades físicas com aulas abertas de acordo com o interesse dos colaboradores e parceiros que querem divulgar modalidades esportivas. Também conta com o "Livupalloza", focado em integração e entretenimento do time, realizando eventos para que os funcionários possam ser eles mesmos e mostrarem seus talentos aos demais, seja com canto, dança, teatro, pintura, performances, etc.

Com a cultura de integrar seus colaboradores e gerar conexão entre eles, a Solides, HR Tech especializada em Gestão e recrutamento de pessoas, é um outro exemplo de empresa que oferece ações internas pensando no bem-estar do time. Uma delas são os talks, reunião mensal com todos os funcionários para apresentar curiosidades, palestras e especialistas para gerar interação entre os funcionários de todas as áreas. A startup também conta com uma banda formada por integrantes que trabalham na empresa e que, sem combinarem, começam a tocar os instrumentos que ficam na sede da Solides, geralmente durante o almoço e no fim do expediente. E, como o DNA da marca é integrar seus colaboradores, dar as boas vindas de forma inusitada aos novos contratados é uma ação que não podia ficar de fora. Toda vez que um funcionário é contratado, a equipe de RH da empresa recebe de braços abertos o novo "Solidiano" que chega na casa. O departamento promove reunião e apresentação geral, além de um quiz que todos os funcionários respondem para tentarem adivinhar quem são os recém-chegados e se aproximarem dos novos integrantes do time. O churrasco, feito na nova churrasqueira da equipe, é também um dos benefícios que os quase 150 funcionários que a Solides possui. Os colaboradores podem aproveitar muita comida e cerveja boa, caso as metas sejam atingidas, uma vez no mês.

Com 150 funcionários, a fintech Geru, primeira e maior plataforma de empréstimo online do Brasil, está em seu quarto escritório desde a fundação (2015), em um prédio descolado e moderno, o que dá cara e estilo para a startup localizada na região de Pinheiros, em São Paulo. Os colaboradores se reúnem em grupos em comum para assistir a séries da Netflix na sala de descompressão da empresa, que é um local de relaxamento e descontração. No espaço, também tem locais para colocar bikes, além de videogame, biblioteca, mesa de jogos e jogos de tabuleiro. O ambiente é 'fun' com sofás e uma cozinha integrada, além disso é levemente decorado, onde são feitas festas comemorativas ao longo do ano.

Com uma cultura que considera colaboradores e funcionários tão importantes quanto os seus próprios clientes, o Supermercado Now, maior plataforma de supermercado online, oferece diversos benefícios para quem se dedica a fazer a startup funcionar. Os 48 funcionários da empresa tem R$ 60 reais em créditos mensais para as suas próprias compras, além de isenção de frete e cupom de desconto adicional na primeira compra. No dia a dia de trabalho, também há a liberdade para home office, de acordo com as necessidades e acordo com o gestor, e folga no dia do aniversário. Por último, todos eles também têm acesso a alguns alimentos (frutas e bolos principalmente) disponibilizados pela própria empresa.

Já o Promobit, social commerce que apresenta as melhores ofertas da internet, conta com a área de endomarketing, responsável por pensar e realizar atividades que proporcionam bem-estar aos colaboradores. Atualmente existe um processo de onboarding, onde os novos contratados conhecem a empresa, processos e os novos colegas. Também são realizadas atividades para promover maior entrosamento entre os funcionários: eventos para comemorar aniversários, festas temáticas e atividades por grupo de interesse. Esses grupos, aliás, são um dos maiores diferenciais da startup. Divididos por: filmes, fitness, games, gourmet e futebol, os interessados podem entrar e participar das discussões e atividades. Cada colaborador recebe uma verba a ser gasta em eventos desses grupos, então, eles se juntam para assistir filmes, levam videogames ou boardgames e pedem pizza, saem para comer em restaurantes diferentes, e até mesmo se juntam para fazer trilhas, andar de kart ou fazer escalada. As pessoas podem participar de quantos grupos tiverem vontade e as atividades são um sucesso na empresa. Além disso, os colaboradores são presenteados quando completam 1 ano de trabalho, e existe a opção de fazer Home Office 2 vezes por semana.

Na Samba Tech, empresa que ajuda pessoas e empresas a se comunicarem melhor por meio dos vídeos, os investimentos no bem-estar dos funcionários incluem horário flexível, massagem, festas de integração, o chamado "churrasquinta", que acontece sempre na última quinta-feira do mês, "jogatina" - campeonato de torneios em uma noite de jogos. O maior diferencial entretanto é uma iniciativa que criou um comitê de cultura e diversidade com o objetivo de discutir um tema atual, e cada vez mais importante dentro de empresas, a inclusão. O comitê age para instruir e educar as pessoas sobre a importância de ter diversidade dentro da empresa, e também sugere formas de atrair colaboradores mais diversos para todas as áreas.