faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Psiquiatria intervencionista contra depressão: novo episódio do Podcast Saúde Business

podcast ep 4.jpg
O médico André Brunoni, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) explica sobre a utilização da técnica ETCC para os tratamentos de depressão

O 4º episódio do Podcast Saúde Business já está no ar e fala sobre psiquiatria intervencionista, com a participação Dr. André Brunoni, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). 

Dra Andre Brunoni Hospitalar 2022
Dr. André Brunoni, durante apresentação na Feira Hospitalar 2022

A discussão, uma ampliação do debate que ocorreu durante a Hospitalar, girou em torno da  tDCS (Transcranial Direct Current Stimulation), que em português recebe o nome de Estimulação Transcraniana com Corrente Contínua (ETCC). Trata-se de uma técnica não-invasiva baseada na aplicação terapêutica de corrente elétrica contínua de baixa amperagem, de forma a estimular ou inibir determinada região cerebral.  

Atualmente a ETCC é utilizada em diversas áreas como neurologia e psiquiatria, inclusive para o tratamento de depressão. De acordo com o especialista, de 30 a 40% das pessoas não respondem aos fármacos antidepressivos, o que estimula a busca por novas técnicas de tratamento.  

ep4.JPG

“Os estudos mostram que a estimulação elétrica é tão eficiente quanto aos antidepressivos”, aponta. Por se tratar de uma corrente de baixa intensidade o ETCC não traz para os pacientes os diversos efeitos colaterais como no caso dos medicamentos. 

O médico acredita que, para o futuro, a estimulação será pensada como um mobile health. “Estamos estudando a possibilidade de usar a estimulação portátil para os pacientes não precisarem ir até as clínicas e junto com o tratamento utilizar a terapia cognitiva guiada por um avatar. Combinar essas duas técnicas seria uma nova opção não farmacológica”, contou.  

Oferecido pela Hospitalar, o Podcast Saúde Business apresenta debates e entrevistas com temas importantes e convidados relevantes do setor, trazendo as principais tendências em gestão e atualizações do mercado. 

Para ouvir todos os episódios do podcast Saúde Business, acesse o link e confira!  

TAG: Hospitalar
Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar