faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Recomeço pós-pandemia: a importância dos cuidados com a saúde mental dos médicos

burnout médicos enfermeiros.jpg
Parceira número um do profissional da saúde, Sanar lança plataforma de combate ao burnout dos profissionais da saúde

Após dois anos intensos no combate à pandemia do coronavírus, finalmente, alguns profissionais da área da saúde passaram a respirar mais aliviados com a volta à normalidade. Segundo uma pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS), lidar com a escassez de EPIs, o alto nível de demanda e pressão e a falta de apoio e empatia durante essa jornada, fez com que 1 a cada 10 pessoas, entre médicos, enfermeiros e auxiliares, pensasse em abandonar a carreira.

Ainda, a pesquisa aponta que cerca de 51% desses profissionais acreditavam estar deprimidos ou já apresentando sintomas ligados ao burnout. Além disso, um estudo realizado por pesquisadores da Unifesp, somente no Estado de São Paulo, 1 a cada 7 médicos que atuaram na linha de frente do combate da covid-19 apresentaram sintomas severos de esgotamento profissional durante a pandemia.

Com o objetivo de auxiliar nesta fase de retorno à normalidade, a Sanar, startup número um em educação e suporte aos médicos, criou a Tudo Azul, plataforma com acesso a uma calculadora de burnout, que irá ajudar o profissional da saúde a entender como a pandemia o impactou, fazendo com ele consiga abrir caminho para uma nova jornada. “Me lembro exatamente como foram os primeiros plantões na pandemia até o alívio em tomar minha primeira dose da vacina, essa série de conteúdos é uma forma de agradecimento para todos os profissionais que se dedicaram durante a pandemia”, comenta Álvaro Furtado, médico infectologista e professor da Sanar.

Além da calculadora, o projeto conta com uma série de conteúdos em vídeo com profissionais de diversas áreas, que, de certo modo, vão ajudar a todos aqueles que lutaram na linha de frente na pandemia a tratar possíveis sequelas e traumas que ficaram. “A Sanar está comemorando 8 anos esse mês e nosso objetivo sempre foi auxiliar os médicos e todos que atuam na área da saúde desde o primeiro dia de aula até a vida profissional. Então, neste momento tão delicado, nada mais justo oferecermos esse suporte”, afirma Caio Nunes, médico, professor e um dos fundadores da Sanar.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar